23.3 C
Arapiraca
Domingo, 5 Janeiro, 2025

Adelson Pereira, primeiro prefeito de Teotônio Vilela, é sepultado no Parque das Flores, em Maceió

Foi sepultado na tarde desta segunda-feira (09/01), no cemitério Parque das Flores, em Maceió, o ex-prefeito de Teotônio Vilela José Pereira da Silva, conhecido como Adelson Pereira, 82. A causa da morte não foi divulgada pela família, mas o ex-prefeito estava doente há alguns meses.  Adelson Pereira faleceu no início da manhã desta segunda-feira (09/01).

Diversas autoridades políticas lamentaram a morte de Adelson Pereira. Na sua conta no Instagram, o ex-prefeito Joãozinho Pereira postou vídeo em homenagem ao político. “Quero aqui expressar os meus sentimentos à todos os familiares e amigos do Sr Adelson. Este grande amigo, que fez história em nossa querida Teotônio, hoje nos deixa cheios de saudades”, escreveu Joãozinho.

O Superintendente da Codevasf também lembrou a trajetória política de Adelson: “Nos anos 80, ele foi o primeiro Prefeito de Teotônio, depois no início do ano 2.000, na minha chegada a Teotônio, reuni um grupo de amigos, que indicaram o Sr Adelson, como o candidato a vice-prefeito, na chapa onde eu era o candidato a Prefeito. Tive a honra de ter ao meu lado, este grande cidadão, homem de bem, trazendo respeito e credibilidade a nossa chapa. Sr. Adelson contribui com o desenvolvimento de Teotônio”, acrescentou Pereira.

da esquerda para a direita: Adelson Pereira, Teotônio Vilela Filho, Joãozinho Pereira, João José Pereira, então prefeito de Junqueiro | Foto: Arquivo pessoal de Gordivaldo Vilela

Edinho Araújo, amigo pessoal e um dos tradicionais funcionários das Usinas Reunidas Serestas lembrou que Adelson foi precursor não apenas do município de Teotônio, mas da indústria de cana-de-açúcar instalada no município no ano de 1973.

“No início dos anos 70 quando a Seresta estava sendo construída transportou de caminhão a maioria dos equipamentos, que vieram de São Paulo, para a nova fábrica. Na Seresta ocupou diversos cargos de confiança desde gerente de transporte a Gerente administrativo”, escreveu o amigo.

Edinho também lembrou a trajetória política de Adelson em Teotônio Vilela e descreveu o político como alguém agradável e de boa conversa: “Adelson deixa um legado de trabalho, probidade, e muito amor a nossa cidade. Homem de boa companhia, conversa agradável e um excelente contador de causos”, escreveu Edinho.

Da esquerda para a direita: Adelson Pereira, ex-prfeito de Teotônio Vilela; Ivaldo de França Vilela (Gordivaldo), Secretário de meio Ambiente; André Borges (Gerente da Nova Seresta) | Foto: Arquivo pessoal de Gordivaldo Vilela

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivaldo Vilela também escreveu sobre Adelson no Instagram: “Deus receba o amigo Adelson de braços abertos e conforte todos da família. Companheiro de Usina Seresta, Agricultor, Político, foi prefeito indicado, o primeiro administrador de Teotônio em 1988, vice-prefeito de 2000 à 2008. Grande chefe de família, Deus te dê muita paz na morada eterna”, escreveu Gordivaldo Vilela.

O prefeito Peu Pereira decretou luto oficial de três dias pela morte do político. Nas redes sociais o prefeito lamentou a morte de Adelson. “Um grande homem e amigo que contribui muito para nosso município. Muito obrigado Sr. Adelson por tudo que fizestes por nossa cidade”, escreveu Peu Pereira.

Trajetória

Adelson, então funcionário das Usinas Reunidas Seresta, publica mensagem pela passagem do aniversário do Menestrel Teotônio Vielela

José Pereira da Silva, conhecido como Adelson Pereira, nasceu em Sergipe, mas mudou-se para o estado de Alagoas. Ele foi um dos primeiros funcionários das Usinas Reunidas Seresta, tendo sido integrado ao quadro de funcionários durante a instalação da indústria de cana-de-açúcar no município, por volta do início dos anos 1970. Na usina passou por vários cargos de confiança como Gerente de Transporte e Gerente Administrativo.

Em 1963 criou – juntamente com outros nomes – e presidiu, a Comissão de Independência, do Distrito de Feira Nova, um dos primeiros e importante passos para a criação do município de Teotônio Vilela. Depois da emancipação, Adelson Pereira foi nomeado o primeiro prefeito da cidade.

Francisca Borges, sua esposa foi nomeada para a pasta da educação, tendo sido a primeira secretária de Educação do recém-criado município. O político administrou a cidade por dois anos. Nesse período realizou obras importantes como a pavimentação da antiga estrada velha, que viria a ser chamada rua Maria Geane, principal avenida que corta a cidade nos dias de hoje.

Foto: Arquivo pessoal Gordivaldo Vilela

As ações de Adelson Pereira como primeiro prefeito de Teotônio Vilela são destacadas em livro a ser lançado no primeiro semestre de 2023 pela Editora Paiol, e que conta a história sobre a criação do município vilelense.

No livro, Lauro Firmino, autor da obra destaca os esforços empreendidos pelo então prefeito para a realização de obras importante para a cidade recém-criada, mesmo não dispondo de recursos o suficiente para tanto.

“Apesar das verbas de manutenção do novo município serem oriundas do governo estadual, e, portanto, escassas, o prefeito Adelson Pereira, se mostrou competente e proativo durante o período da sua administração de transição. Realizou obras importantes como a pavimentação de grande parte da avenida Maria Geane, à época conhecida como Estrada Velha; bem como a criação de postos de saúde, além das instalações da prefeitura municipal”, destaca Lauro.

O autor lembra ainda que Adelson foi o responsável por organizar todo o pleito eleitoral para a eleição que elegeria o primeiro prefeito através do voto direto: “Também foi o principal responsável por toda a organização para a realização do primeiro pleito eleitoral que elegeria o primeiro prefeito eleito pelo voto direto dos leitores do então recém-criado município”, escreveu o autor.

Nos anos 2000, Adelson Pereira sido indicado como candidato pela Usina Seresta para ser candidato a vice-prefeito na chapa do Jovem Joãozinho Pereira. Quatros anos depois Adelson foi reeleito Vice-prefeito ao lado de Joãozinho.

 

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Vice-presidente do Equador assumirá presidência em 2025 sem licença do atual presidente

A vice-presidente do Equador, Verónica Abad, comunicou que assumirá...

Paralisação nos portos dos EUA devem impactar comércio de grãos

Uma nova paralisação nos portos dos Estados Unidos, prevista...