segunda-feira, 27 setembro, 2021
InícioAlagoasA escleroterapia pode acabar com as varizes sem a necessidade de cirurgias...

A escleroterapia pode acabar com as varizes sem a necessidade de cirurgias – Saúde em Foco

Dr. Achiles Lima explica como o tratamento funciona, suas vantagens e contraindicações

O Programa Saúde em Foco, transmitido pela 91 FM, nesta sexta-feira (16/07), teve como tema a Escleroterapia. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o médico cirurgião vascular Dr. Achiles Lima.

De acordo com o Dr. Achiles, a escleroterapia é um tipo de tratamento indicado para tratar de varizes e vasinhos nas pernas, sem a necessidade de realizar cirurgias e procedimentos mais invasivos. “Aproximadamente de 40% a 70% da população mundial tem varizes nas pernas e a escleroterapia pode sim fazer você se livrar das varizes sem fazer cirurgia. Porém, somente um cirurgião vascular ou um médico angiologista são habilitados para fazer esse tratamento”, ressalta.

As mulheres prestam mais atenção nas pernas e muitas encontram aqueles vasinhos bem fininhos que aparecem, mas não preocupam, no entanto, segundo o médico, esses vasinhos fininhos são nutridos por veias maiores que não estão visíveis e também podem ser tratadas através da escleroterapia.

Segundo o Dr. Achiles, exercícios físicos não causam varizes, na verdade, toda atividade física, desde caminhada, corrida ou exercícios físicos feitos na academia ajudam a melhorar a circulação do sangue, amenizando o aparecimento de varizes. “As varizes são uma condição genética, ou seja, existem pessoas que têm uma pré-disposição genética para ter varizes e elas irão aparecer em algum momento”, destaca.

O Dr. Achiles explica que a escleroterapia é um tratamento feito da seguinte forma: “Nós injetamos uma substância que é capaz de provocar o aquecimento no local das varizes e isso acaba fazendo com que o próprio organismo elimine as varizes”, esclarece.

Existem três tipos de escleroterapia:

A escleroterapia com glicose pode ser feita com a glicose em temperatura ambiente ou com a glicose congelada. “A glicose é uma substância que pode ser usada em grande quantidade, sem muitas contraindicações”, explica o médico. Segundo ele, até pessoas diabéticas podem fazer esse tratamento com glicose.

A escleroterapia com laser é feita com uma irradiação de energia que vai aquecer a veia ao ponto dela fechar, isso vai acabar com as varizes.

A escleroterapia com espuma é uma técnica que utiliza uma sustância líquida que se transforma em uma espuma bem grossa que é injetada na veia e assim a veia fecha, acabando com as varizes.

Dr. Achiles aponta algumas contraindicações à escleroterapia. “As gestantes não podem fazer porque o procedimento pode provocar uma inflamação além da conta no corpo da mulher. Quem tem alergia à substancia usada do tratamento com espuma também não deve fazer, a não ser a escleroterapia com laser. Pessoas que já tiveram trombose ou têm maior possibilidade de formar trombos também não podem fazer o tratamento”, enfatiza.

O consultório do Dr. Achiles Lima funciona do Comercial Metropolitan, localizado na Av. Deputada Ceci Cunha, nº 1179, bairro Novo Horizonte, em Arapiraca. Contato: (82) 3530-8440, 99601-3333 ou 99961-4310. Ele também atende no Sindicato Rural de Arapiraca, localizado no Largo Dom Fernando Gomes, nº 26, no Centro de Arapiraca – Contato: (82) 3521-1889, e pela Unimed Metropolitana do Agreste, que funciona na Rua Miguel Tertuliano da Silva, nº 579, bairro Zélia Barbosa Rocha, em Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Veja a entrevista:

Reprodução: NN Play

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS