domingo, 14 agosto, 2022
HomeArapiracaA importância da fisioterapia após cirurgias, traumas ortopédicos e internações por Covid-19...

A importância da fisioterapia após cirurgias, traumas ortopédicos e internações por Covid-19 – Saúde em Foco

A fisioterapeuta Laudiceia Oliveira, da Fisio&Saúde, explica como a fisioterapia pode ajudar pacientes no processo de reabilitação

Nesta terça-feira (16/02), o Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, teve como tema a importância da fisioterapia após cirurgias e traumas ortopédicos. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou a fisioterapeuta Laudiceia Oliveira, da Fisio&Saúde.

De acordo com a especialista, a fisioterapia é muito importante no período pós-cirúrgico para evitar contraturas musculares, edemas e atrofia muscular. “A fisioterapia é trabalhada juntamente com o ortopedista, ele indica quando o paciente pode ser liberado para a fisioterapia”, destaca.

Segundo a fisioterapeuta, as articulações podem atrofiar em pacientes acamados, em casa ou internados, nestes casos, também é necessário o trabalho de um profissional fisioterapeuta. “A fisioterapia também é importante nas UTIs para evitar a trombose, que é a falta de circulação sanguínea no membros”, apontou.

Laudiceia Oliveira relata que, diariamente, a clínica recebe pacientes com traumas decorrentes de acidentes no trânsito, principalmente acidentes envolvendo motos. “Muitos pacientes sentem receio de procurar a fisioterapia com medo de sentir dor, mas é necessário fazer os exercícios de fisioterapia para fortalecer a musculatura e assim o paciente possa voltar a se movimentar como antes”, explica.

A fisioterapeuta ressalta que o medo atrapalha muito no processo de reabilitação após um trauma, isso porque quando a gente perde força muscular, acaba perdendo o equilíbrio. “A fisioterapia vai fortalecer a musculatura e trabalhar o equilíbrio para que assim o paciente volte a se movimentar e andar”, destaca.

Em relação ao tempo de tratamento de fisioterapia, a especialista salienta que cada caso é um caso. “O tempo para a reabilitação do paciente vai depender do tipo de trauma e também da força de vontade do paciente, que é fundamental nesse processo”, enfatiza.

Laudiceia Oliveira observa que muitos pacientes que contraíram a Covid-19 passam dias, semanas e até meses internados, acamados, muitos são entubados e quando recebem alta precisam reaprender até mesmo a respirar sem aparelho. “Nestes casos, a fisioterapia também é fundamental no processo de reabilitação, para ajudar o paciente a voltar à rotina”, aponta.

A Fisio&Saúde localiza-se na Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 218, no bairro Brasília, em Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: Portal NN1

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS