sábado, 25 setembro, 2021
InícioAlagoas“A obesidade é uma doença crônica, que afeta um elevado número de...

“A obesidade é uma doença crônica, que afeta um elevado número de pessoas no mundo inteiro” – Saúde em Foco

Dr. Germano Jatobá explica que o fator genético contribui para a obesidade, mas também existes outros fatores como a alimentação e o fator ambiental

O Programa Saúde em Foco, transmitido pela 91 FM, nesta sexta-feira (23/07), teve como tema a obesidade. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou Dr. Germano Jatobá, cirurgião geral e nutrólogo.

De acordo com o Dr. Germano Jatobá, a obesidade é uma doença crônica, que afeta um elevado número de pessoas no mundo inteiro e precisa de tratamento sério, que não pode parar. “A obesidade não tem cura, ou seja, mesmo quando as pessoas conseguem perder a quantidade de peso necessária, não pode parar de fazer atividade física e precisa manter uma dieta equilibrada, porque se parar, vai voltar a engordar e chegar ao sobrepeso ou obesidade”, aponta.

O médico explica que a obesidade é uma doença inflamatória, isso porque quando o tecido adiposo está com muito acúmulo de gordura, fica inflamado. “A obesidade é relacionada a muitas patologias, como diabetes e vários tipos de câncer”, destaca.

Segundo o nutrólogo, o fator genético contribui para a obesidade, mas também existes outros fatores como a alimentação e o fator ambiental, por exemplo. “Antigamente, as crianças brincavam na rua, corriam, gastavam energia. Hoje em dia, elas se divertem com um celular ou tablet na mão, isso acabou deixando as crianças sem fazer atividade física e ajudando a aumentar os casos de obesidade na infância”, observa.

O médico salienta que a melhor forma de prevenção é evitar o aumento de peso, buscando uma alimentação saudável, equilibrada, rica em nutrientes e a prática de atividade física. “A gente tem que entender que a obesidade é uma doença, não é só aumento de peso, porque são muitas as patologias advindas da obesidade”, destaca.

O nutrólogo ressalta que o carboidrato é importante para o organismo porque é fonte de energia, ele se torna glicose em nosso corpo. “Quando a pessoa faz atividade física, gasta energia, ou seja, queima a gordura e a glicose que estão acumuladas no corpo. Já quando não há atividade física, a gordura e a glicose vindas do carboidrato ficam acumuladas no organismo e assim as pessoas engordam”, explica.

Por essa e outras razões, é tão importante praticar atividade física. “Além de manter o peso ideal, vai ajudar a equilibrar a pressão arterial, colesterol e muitos outros benefícios”, enfatiza.

O Dr. Germano Jatobá atende na Clínica Diagnósticus, localizada na Rua São Francisco, nº 191, no Centro de Arapiraca. Contato: 981848403 ou 996720241.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa, acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Veja a entrevista:

Reprodução: NN Play Sports

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS