O Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, nesta quinta-feira (11/02), teve como tema a ultrassom morfológica do 2º trimestre de gravidez. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o médico ultrassonografista Dr. Luiz Marcelo, da Clínica Diagnósticus.
O Dr. Luiz Marcelo começou explicando que a ultrassom morfológica do 2º trimestre de gravidez é um exame através do qual é possível observar o crescimento do bebê, a localização da placenta e o volume do líquido amniótico. “O objetivo desse tipo de ultrassonografia é detectar possíveis malformações e anomalias genéticas no bebê”, destaca o médico.
Segundo o especialista, a ultrassom morfológica é extremamente detalhada, diferenciada da ultrassom normal, e é importante para estudar a forma do bebê, justamente para verificar se existe alguma malformação ou risco de malformação.
De acordo o Dr. Luiz Marcelo, com três meses de gravidez é preciso fazer a primeira ultrassom morfológica para verificar hipóteses de malformação. Já a ultrassom morfológica do 2º trimestre deve ser feita com cinco meses de gravidez (de 20 a 24 semanas). “Esta é a ultrassom morfológica mais demorada e mais importante porque o bebê já está completamente formado”, ressalta o médico.
O Dr. Luiz Marcelo é médico ultrassonografista da Clínica Diagnósticus, que está localizada na Rua São Francisco, nº 191, no Centro de Arapiraca.
Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91.5 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.
Assista à entrevista na íntegra:
Reprodução: Portal NN1