quarta-feira, 21 abril, 2021
InícioArapiraca“A ultrassonografia pélvica endovaginal não é indicada para as virgens”, diz médico especialista...

“A ultrassonografia pélvica endovaginal não é indicada para as virgens”, diz médico especialista – Saúde em Foco

De acordo com o Dr. Luiz Marcelo, as mulheres que ainda não tiveram relações sexuais podem fazer a ultrassonografia pélvica, via abdominal, na parte inferior da barriga

O Programa Saúde em Foco, transmitido pela Rádio 91.5 FM, nesta quinta-feira (04/03), teve como tema a ultrassonografia pélvica endovaginal. Para falar sobre o assunto, André Pepes entrevistou o médico ultrassonografista Dr. Luiz Marcelo, da Clínica Diagnósticus.

A ultrassonografia pélvica pode ser feita via abdominal, na parte inferior da barriga, para verificar os órgãos internos relacionadas ao sistema reprodutor feminino, tais como o útero, ovários, trompas, artérias e veias da região. De acordo o Dr. Luiz Marcelo, por meio do exame, é realizada a avaliação para verificar se existem alterações e/ou lesões nesses órgãos, incluindo pólipos, ovários policísticos, miomas uterinos, cistos no ovário e tumores, benignos ou malignos.

Segundo o especialista, a ultrassonografia pélvica endovaginal, que avalia os mesmos órgãos e possui os mesmos objetivos, porém utiliza uma forma diferente de obtenção das imagens e não é indicada para mulheres virgens.

O Dr. Luiz Marcelo indica a ultrassonografia pélvica e a pélvica endovaginal para mulheres que sentem dor na região do abdômen, pois a dor pode ser decorrente de alterações nos órgãos reprodutivos feminino, ou no intestino, rins ou em outros órgãos.

“Os miomas são problemas recorrentes em nossa clínica e são detectados facilmente em uma ultrassonografia pélvica endovaginal”, destaca o médico, ressaltando a importância da realização desse tipo de ultrassom pelas mulheres, pois quando a doença é diagnosticada no início, é mais fácil se ser tratada. Ele complementa dizendo que a ultrassonografia pélvica também pode ser feita por homens para investigar problemas na região do abdômen.

Dr. Luiz Marcelo é médico ultrassonografista da Clínica Diagnósticus, que está localizada na Rua São Francisco, nº 191, no Centro de Arapiraca.

Para acompanhar o Saúde em Foco ao vivo, acompanhe a 91.5 FM, de segunda a sexta, às 13h. Para ouvir o programa acesse o perfil no Spotify clicando aqui. Acompanhe o programa também nas redes sociais.

Assista à entrevista na íntegra:

Reprodução: NN Play

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS