26 C
Arapiraca
Segunda-feira, 7 Abril, 2025

Abatedouro clandestino de aves é interditado em Canapi

A Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) interditou, por crime ambiental, um abatedouro clandestino de aves, localizado em Canapi, Sertão alagoano. A interdição aconteceu nessa terça-feira (29/11), e o proprietário do estabelecimento foi conduzido à delegacia do município, onde foi autuado em flagrante por poluição.

Durante a fiscalização, a Equipe de Produtos de Origem Animal da FPI do São Francisco constatou que o abatedouro não possuía licença ambiental, realizava o descarte irregular de resíduos perigosos, lançava líquidos oriundos a céu aberto e não possuia registro na Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e no Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL).

A vistoria constatou que o descarte dos resíduos de abate (miúdos e vísceras) eram realizados de forma irregular. O mesmo procedimento também era feito com o sangue. Tudo isso em um perímetro urbano de Canapi.

De acordo com técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), o correto seria que o proprietário contratasse uma empresa especializada em transporte de resíduos perigosos, que forneça o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

A estrutura física do abatedouro também apresentava uma série de irregularidades. A equipe da Adeal constatou, por exemplo, que a higienização das instalações, do recinto onde os animais eram mantidos e dos equipamentos não estavam adequados: os produtos não podiam estar acumulados, existiam muitos equipamentos quebrados e não havia instalação adequadas para garantir o fluxo e contra-fluxo de animais, de pessoas e de procedimentos, como determina a lei.

Já o CRMV autuou o proprietário pela falta de registro no órgão. De acordo com o fiscal responsável, o proprietário do estabelecimento tem 30 dias para apresentar sua defesa junto ao órgão. Caso contrário, corre o risco de ser multado.

Pela prática de crimes ambientais e demais irregularidades envolvendo todos os órgãos citados, o acusado foi autuado no valor aproximado de R$ 100 mil reais.

Participaram da fiscalização como integrantes da equipe de Produtos de Origem Animal: CRMV, Adeal, IMA, BPA e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Olivia Rodrigo ignora show em Curitiba e gera revolta entre fãs brasileiros

A cantora Olivia Rodrigo se envolveu em uma polêmica...

Ator de ‘The White Lotus’ comenta reviravolta no final da 3ª temporada da série

(Atenção: o texto abaixo contém spoilers do episódio final)  O...

Tarifas dos EUA impactam diversos setores corporativos na Europa, diz Fitch Ratings

As tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos importados...

China diz que tarifaço de Trump é uma intimidação econômica e medida protecionista

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China,...