A adutora-tronco do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira está passando por uma manutenção emergencial, desde a madrugada desta sexta-feira (19), devido a um vazamento identificado em um trecho situado próximo ao povoado Lagoa de Pedra, em Pão de Açúcar.
A previsão é finalizar o serviço por volta das 18h. Com isso, a água voltará a ser repassada gradativamente para a concessionária Águas do Sertão, que a distribui em algumas cidades da região. Em outras, a entrega aos moradores segue sob responsabilidade direta da própria Companhia estadual.
São as seguintes as cidades abastecidas pelo Sistema Coletivo da Bacia Leiteira: Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, povoados da zona rural de Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, que têm como distribuidora a concessionária Águas do Sertão. Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro e Olho D’água das Flores, além de parte da zona rural de Belo Monte, também recebem água do mesmo sistema, porém, nesses locais a distribuição continua sendo feita diretamente pela Casal.
O serviço, que será realizado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), deve começar por volta de meia-noite, com a desativação do sistema. Ao longo do dia desta sexta-feira, técnicos iniciam a intervenção na tubulação, que tem 700 milímetros de diâmetro e, por isso, o trabalho é considerado complexo. Enquanto durar a manutenção, o fornecimento de água ficará temporariamente suspenso.
Os clientes das cidades onde a distribuição de água é feita pela Casal que necessitarem de informações adicionais podem entrar em contato ligando para o número 0800 082 0195, que também funciona como Whatsapp. Já aqueles que moram nas cidades atendidas diretamente pela Águas do Sertão devem manter contato com o 0800 000 2122 (somente WhatsApp).