A Agreste Saneamento, empresa do grupo Iguá Saneamento, foi reconhecida, pelo sexto ano seguido, com o selo GPTW (Great Place to Work), dado a ótimas empresas para se trabalhar em todo o país, sendo a principal certificação em Gestão de Pessoas do Brasil e garantindo credibilidade e posição de destaque no mercado à empresa que o recebe.
O GPTW reconhece esforços e avanços nos ambientes de trabalho que contribuem para melhorias para colaboradores, negócios e toda a sociedade, a partir de pesquisa realizada com a participação voluntária e confidencial dos colaboradores. A Agreste Saneamento recebe a honraria desde 2017 ininterruptamente e em 2022 superou em quatro pontos no ranking do GPTW a média das 150 melhores empresas do Brasil.
“Um dos pilares da Iguá é o Respeito às Pessoas, esse respeito envolve a discussão de várias temáticas que posso citar aqui, como a saúde emocional dos colaboradores já que as pessoas estão em constante movimento, mudando a sua forma de pensar e agregando novas formas de realização pessoal e profissional. É um importante reconhecimento que nos mostra que estamos no caminho certo, mas, principalmente, nos estimula a continuar evoluindo”, afirma Angela Lins, diretora geral da Agreste Saneamento.
Entre as boas práticas de gestão implementadas na Agreste, explica a executiva, estão, por exemplo, a criação, a partir de 2022, do setor de Diversidade, Equidade e Inclusão que busca debater temáticas como racismo, inclusão da pessoa com deficiência e a presença de mulheres e LGBTQIA+ nas organizações. “Falar dessa temática não é apenas olhar para fora, como se essas pessoas não existissem na Iguá. É olhar para dentro de casa e discutirmos as melhores formas de encorajamento e liberdade para que cada um seja quem é! A partir do momento que possibilitamos um espaço inclusivo e diverso, podemos afirmar que as pessoas na sua singularidade são o centro da nossa estratégia”, completa.
A diretora diz ainda que a pesquisa GPTW norteia a Agreste Saneamento sobre as oportunidades de melhoria e permite que a empresa avalie o clima organizacional. “Ouvir os colaboradores diretamente nos faz estar de ‘portas abertas’ para uma escuta ativa e de qualidade”, garante, citando o Fala Agreste, programa que tem justamente o objetivo de ouvir os colaboradores e o seu cotidiano, como um dos principais pontos de mudança, pois ele fez possível ouvir perspectivas de carreiras e necessidades de inovação diretamente de quem constrói e pensa a Agreste Saneamento.
“A Iguá e a Agreste Saneamento tem como missão ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil e ações como essa reforçam, no dia a dia, o que pretendemos enquanto empresa, nossos objetivos e métodos. É um reconhecimento para todos os colaboradores”, completa Angela.