Alagoas vai contar com o Defesa Civil Alerta (DCA), projeto que utiliza o sistema de transmissão via telefonia celular (cell broadcast) para emir alertas sonoros e/ou visuais sobre iminência de risco de desastres. A ferramenta de prevenção deve ser lançada até o final de abril.
Para operacionalizar o sistema em Alagoas, seis agentes da Defesa Civil Estadual iniciaram, nesta segunda-feira (31), o treinamento promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
As capacitações são realizadas por três técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD). O cronograma segue até o dia 7 abril e contará com explanações sobre Aspectos Gerais da Tecnologia Cell Broadcast, atividades práticas relacionadas à comunicação de riscos e desastres aplicada ao envio de alertas, além da demonstração do funcionamento junto à população.
O coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo, afirmou que a ferramenta representa uma revolução em termos tecnológicos para todos os Estados brasileiros, sobretudo às regiões mais suscetíveis a desastres naturais.
“Salvar pela prevenção é o maior objetivo do Governo do Estado e da Defesa Civil de Alagoas. Hoje, Alagoas tem uma cobertura de 100% do seu monitoramento. Nós conseguimos emitir alertas muito antes que a chuva consiga chegar e os rios transbordarem. Essa ferramenta vem, justamente, para deixar a gente ainda mais preparado para que a resposta seja dada de imediato, e para que os municípios possam colocar em prática os seus planos de contingência”, avalia Moisés Melo.
Ele acrescenta que o Defesa Civil Alerta é um programa desenvolvido em parceria com o Governo Federal para todas as regiões do país. Segundo Moisés Melo, a tecnologia já foi lançada no Sul e Sudeste do país e agora chega ao Nordeste do Brasil.
Funcionamento
Na prática, ele explica que a Defesa Civil Estadual emitirá o alerta, em forma de mensagem de texto, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que o repassará às operadoras de telefonia móvel. As empresas, então, fazem a distribuição do informe a todos os cidadãos com aparelhos ativos, independentemente de modelo e cadastro ao sistema.
“Por exemplo: vamos emitir um alerta de inundação para o Vale do Mundaú. Consequentemente, todos os telefones do Vale do Mundaú irão receber esse sinal sonoro, um bipe, que só cessará quando o usuário acessar o conteúdo e ficar ciente do que está acontecendo para se proteger”, explica Moisés Melo.
Ele lembra, ainda, que além dos seis agentes da Defesa Civil capacitados esta semana, outros dois técnicos alagoanos estiveram em Brasília, no ano passado, onde receberam treinamento inicial para atuarem como multiplicadores do conhecimento em Alagoas.
Petrópolis
A diretora de monitoramento da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis (RJ), Eduarda Conde, é uma das enviadas pelo CENAD a Alagoas para capacitar os agentes locais.
Ela lembra que o município serrano tem características geográficas e geológicas bastante diversas e que, por isso, sofre de maneira recorrente com episódios de chuvas intensas.
“Petrópolis participou do projeto-piloto em agosto do ano passado, então a nossa equipe passou por uma série de capacitações dessa ferramenta, que é uma novidade no Brasil. Desde então, nos tornamos aptos a fazer o envio desses alertas. E agora, a gente está aqui capacitando os estados do Nordeste para que também se tornem aptos a emitir esse tipo de alerta, via tecnologia Cell Broadcast”, detalha Eduarda.