20.3 C
Arapiraca
Terça-feira, 23 Julho, 2024

Alemanha prende 25 suspeitos de participar de grupo terrorista que planejava golpe de Estado

A polícia da Alemanha prendeu 25 pessoas que são suspeitas de integrar um grupo terrorista de extrema-direita que planejava um ataque armado contra a Câmara Baixa do Parlamento alemão, o Bundestag. A prisão aconteceu nesta quarta-feira, 7. Segundo o Ministério Público , os presos são membros do grupo “Reichsburger” (“Cidadãos do Reich”, em português) e são suspeitos de “preparativos concretos para entrar de maneira violenta no Bundestag com um pequeno grupo armado”. “Suspeitamos que um ataque armado estava previsto contra os órgãos constitucionais”, disse Marco Buschmann, ministro da Justiça alemão.

Ao todo, quase 3 mil agentes de segurança foram mobilizados em 130 operações de busca e apreensão. Além dos 25 detidos, outras 27 pessoas estão sendo investigadas por pertencerem ao grupo. “O prosseguimento da investigação permitirá determinar se existem elementos que constituem o crime de preparação de um ato de alta traição contra o Estado”, completou o Ministério Público.

O grupo foi formado em 2021 e tem como principal objetivo “superar a ordem estatal existente na Alemanha e substituí-la por uma forma de Estado própria”, que só poderia ser realizada com uso de “meios militares e violência contra representantes do Estado”, explicaram as autoridades. Os membros do grupo estão unido pela rejeição às instituições e à ordem fundamental liberada e democrática, dizem procuradores do governo. Recentemente, os atos de violência da extrema-direita foram considerados a principal ameaça à ordem pública, à frente do jihadismo. Há alguns meses, as autoridades desmantelaram um pequeno grupo de extrema-direita suspeito de planejar atentados no país, incluindo o sequestro do minstro da Saúde.

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan