A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas está monitorando de perto as condições meteorológicas atuais e os modelos de previsão do tempo. De acordo com as últimas rodadas desses modelos, há previsão de chuvas que podem gerar acumulados significativos para diversas regiões ambientais do Estado de Alagoas, com especial atenção para o Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió, e Zona da Mata. Essas chuvas podem intensificar-se a partir da noite desta terça-feira (04) e persistir até quinta-feira (06), podendo afetar também outras áreas do estado.
As condições meteorológicas associadas podem gerar chuva de intensidade fraca a moderada em todo o Estado de Alagoas. Os locais mais vulneráveis são as regiões do Litoral e Zona da Mata, onde há maior probabilidade de ocorrência de chuvas significativas.
As chuvas previstas podem gerar acumulados, aumentando o risco de alagamentos, especialmente em áreas com deficiência de drenagem urbana. Também há a possibilidade de elevação nos níveis de pequenos rios e riachos, aumentando o risco de deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
A Semarh, por meio de sua Superintendência de prevenção em Desastres Naturais, continua monitorando de perto as condições e novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento. Caso haja intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de chuva previstos, será emitido um alerta meteorológico ou hidrometeorológico.
Recomenda-se que a população acompanhe diariamente a previsão do tempo e o monitoramento dos níveis dos principais rios por meio do website da Semarh, nos seguintes links: Previsão do Tempo (https://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao) e Monitoramento Hidrológico (https://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico)