19.5 C
Arapiraca
Terça-feira, 9 Setembro, 2025

Após voto de Moraes, Flávio Bolsonaro diz que julgamento da trama golpista é uma ‘farsa’ e ataca ministro do STF

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou nesta terça-feira (9) o voto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

Poucos minutos depois de Moraes concluir a apresentação do voto em julgamento na Corte, Flávio deu início a uma coletiva de imprensa com críticas ao magistrado.

O filho do ex-presidente chamou o julgamento de “farsa” e acusou Alexandre de Moraes de conduzir o processo como forma de “vingança”.

O senador disse, ainda, que o ministro age de forma política e que o voto de Moraes não tem “embasamento jurídico”.

“Estava aguardando aqui o fim do primeiro ato da farsa que estava sendo feita pelo ministro Alexandre de Moraes. Dá uma tristeza no coração ver como uma pessoa pronuncia um voto político com tanta raiva, fala com tanto ódio. Parecia o líder do governo do PT no Supremo proferindo palavras sem embasamento jurídico, sem vinculação com absolutamente nenhuma prova, como quem está ali praticando uma vingança porque, na cabeça dele, parece que Jair Bolsonaro queria matá-lo. É uma das acusações”, declarou Flávio Bolsonaro.

Relator da ação penal contra Bolsonaro na Primeira Turma do STF, o ministro Alexandre de Moraes votou nesta terça para condenar o ex-presidente e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.

O processo trata do chamado núcleo crucial da trama golpista, que, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), integraria uma organização criminosa para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Moraes foi o primeiro a se manifestar. A sessão será retomada ainda na tarde desta terça com o voto do ministro Flávio Dino. Além deles, outros três magistrados também precisam votar.

Desde que Jair Bolsonaro teve a prisão domiciliar decretada em agosto, Flávio Bolsonaro tem se tornado uma espécie de porta-voz político do pai. O senador, que tem autorização para visitar o ex-presidente sem aviso prévio, tem se reunido quase que diariamente com Bolsonaro.

Nas últimas semanas, com a proximidade do julgamento contra o pai, Flávio modulou o discurso e elevou os ataques a Moraes e ao Supremo. Em manifestação no último domingo (7), o senador disse que Alexandre de Moraes tinha “traços de psicopatia” e saiu em defesa do perdão aos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Nesta manhã, enquanto Moraes fazia a leitura de seu voto na Primeira Turma do STF, Flávio Bolsonaro foi às redes para dizer que o processo era um “linchamento” contra o pai.

“Bolsonaro sempre jogou dentro das quatro linhas da Constituição, sempre foi um defensor da ordem e da legalidade”, escreveu o senador nas redes.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Amiga de Maidê Mahl atualiza estado de saúde da atriz um ano após resgate

Mariah Eveline, amiga de Maidê Mahl, que passou três...

Irã anuncia acordo para novo marco de cooperação com AIEA

O Irã anunciou nesta terça-feira (9) um acordo para...

Stephen King lista os 10 melhores filmes de todos os tempos; saiba onde assistir

O prolífico autor Stephen King divulgou a sua lista...

Amigos, familiares e admiradores se despedem de Angela Ro Ro no Rio

O velório de Angela Ro Ro aconteceu nesta terça-feira...