A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca conseguiu ampliar o número de equipes atuando no município e agora, as Unidades Básicas de Saúde do Povoado Laranjal, Conjunto Habitacional Vila Aparecida e bairro Verdes Campos contam com dentistas para atender aos usuários do SUS.
A iniciativa foi uma orientação do prefeito Luciano Barbosa, que agora coloca Arapiraca como uma das poucas cidades de médio porte – mais de 50 mil habitantes – a ter uma cobertura de saúde bucal superior a 90%.
De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Hellyclécia Albuquerque, o objetivo é avançar cada vez mais para que o SUS consiga chegar a cada vez mais arapiraquenses.
“Arapiraca tem avançado para quebrar as barreiras que impedem os usuários do SUS aos serviços de saúde bucal. Temos lutado para ampliar o número de equipes atuando nas UBSs e, felizmente, estamos conseguindo”, explicou a coordenadora.
Além do trabalho desenvolvido por dentistas e auxiliares de saúde bucal nas Unidades Básicas, Arapiraca ainda conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Rua Lino Roberto, no bairro Santa Edwiges.
Há 13 anos o local atende aos usuários do SUS nas áreas de periodontia, endodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, estomatologia e radiologia. O CEO ainda assiste ao público de pacientes com deficiência mental ou física, seja ela permanente ou momentânea, e precisa de um atendimento específico.
Atendimentos a acamados
Outro serviço importante implantado na gestão do prefeito Luciano Barbosa foi a inclusão de dentistas nas equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).
Agora, pacientes que não podem se dirigir até a sua UBS de referência, por estarem acamadas ou com outros problemas de locomoção, agora são assistidos pelos dentistas que integram a equipe multiprofissional do serviço.