Com mais de 2,8 mil quilômetros de extensão e banhando cinco estados, o Rio São Francisco é um dos maiores e mais importantes de toda a América do Sul. Em Alagoas, o rio abastece 50 municípios, dentre eles Arapiraca, que foi escolhida como sede da 13ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI).
A FPI é uma operação que acontece não somente em Alagoas, mas também em todos os estados banhados pelo “Velho Chico”. Ela é composta por 13 grupos, em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF), que possuem ao todo 28 instituições participantes, dentre secretarias, universidades, forças policiais, institutos, fundações e conselhos.
O grande objetivo do projeto, que no Estado Alagoano foi iniciado em 2014, é diagnosticar danos ambientais na Bacia do Rio São Francisco, adotar medidas preventivas e responsabilizar os agentes causadores. O programa é dividido por etapas, que ocorrem por blocos de municípios, e Arapiraca foi escolhida como sede da 13ª, que engloba Traipu, Girau do Ponciano, Igaci, Jaramataia e Craíbas.
Como contribuição, a cidade cedeu o Laboratório Municipal para estudos de recursos hídricos e saneamento, realizados por uma equipe composta por representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
A equipe atuou especificamente na fiscalização do abastecimento de água e no esgotamento sanitário, coletando água para consumo humano e processando as análises no laboratório. Além das coletas rotineiras, foram realizadas 12 coletas para análise de agrotóxicos nas águas de Arapiraca, Jaramataia e Craíbas, municípios escolhidos pelas áreas de plantação de fumo presentes em seus territórios.
A secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque, acompanhou de perto o trabalho dos técnicos e garantiu que a cidade de Arapiraca garantirá todo o apoio necessário para o andamento do projeto. “É com grande satisfação e alegria que venho aqui enquanto secretária de Saúde, em nome do nosso prefeito Luciano Barbosa, agradecer a oportunidade de poder contribuir no desenvolvimento desta grandiosa força tarefa que é não só de fiscalização integrada, mas também de prevenção e de orientação que tem o objetivo de melhorar a qualidade da Bacia do Rio São Francisco e a qualidade de vida do nosso povo”, comemorou.
Ela também aproveitou para agradecer a parceria com a Sesau e o LACEN, parabenizou a equipe envolvida nestas duas semanas intensas de trabalho e também reforçou que esta foi uma grande oportunidade para que os municípios circunvizinhos conseguissem alcançar suas metas de análise da água.