Conscientizar sobre a Hanseníase é importante não somente para o tratamento e cura, mas também para combater o preconceito contra a doença. Por isso, Arapiraca recebe nos dias 31 de agosto e 1 de agosto o Projeto Roda-Hans, que realiza exames de diagnóstico gratuitos para a população.
A ação é realizada por uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Estadual (Sesau) e o Ministério da Saúde (MS).
O projeto consiste em uma carreta móvel que ficará estacionada ao lado do Ginásio João Paulo II e contará com serviços como aferição de pressão, triagem com a equipe de enfermagem e consultas médicas. Além disso, haverá também coleta de exames para pacientes que tenham indicação.
Segundo a coordenadora municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Graciliane Farias, a ação traz o foco para um tema ainda cheio de estigma. “A importância é alertar e conscientizar a população sobre essa doença, que quanto mais cedo tiver o diagnóstico melhor, porque o tratamento cura, interrompe a transmissão e previne as sequelas, além de combater o estigma e o preconceito”, explica.
A prioridade será atender pacientes que tenham encaminhamento de algum profissional de saúde, mas esta não será uma condição obrigatória. Também serão atendidos casos de demanda espontânea.
Em Arapiraca, os principais pontos de atendimento para o diagnóstico de Hanseníase são as Unidades de Saúde (UBS) e o Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).