A matemática faz parte das nossas vidas. Ela está presente em cada detalhe, na divisão dos brinquedos entre os irmãos, na soma de amigos que possamos ter, na subtração das dificuldades e na multiplicação de tudo o que há de bom.
E nesta terça-feira (04), o município arapiraquense participou da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), promovida pelo Ministério da Educação.
O objetivo da olimpíada é promover o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores, professoras, alunos e alunas das instituições de ensino público de todo o país.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC), Janice Gomes, mais de 5 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram desta edição, sendo esse o ano de maior participação de meninos e meninas da história arapiraquense.
“As Olimpíadas Científicas são uma grande oportunidade para o desenvolvimento de diversas competências socioeducacionais. A OBMEP, em especial, é uma relevante política pública na forma de Olimpíada, que fortalece toda a perspectiva de letramento matemático em nossa rede de ensino. E fazendo essa prova, nossos alunos abrem as portas para diversas oportunidades em sua vida educacional”, destaca a professora.