22.1 C
Arapiraca
Sábado, 18 Janeiro, 2025

Arapiraca será primeira cidade de Alagoas com plataforma digital para o trânsito

O caminho do conhecimento tem sinal verde em Arapiraca. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) firmaram acordo para que a segunda maior cidade de Alagoas seja a primeira a implantar moderna plataforma digital para desenvolver a educação para o trânsito.

O projeto-piloto da plataforma Conexão DNIT será na escola estadual Aurino Maciel. Com 350 alunos do ensino fundamental II (sexto ao nono ano), a escola abriu as portas para receber o projeto que vai mostrar vários caminhos do conhecimento de trânsito em material didático atualizado e que estará presente em diferentes matérias da grade curricular.

“Ficamos muito felizes com o convite. A plataforma tem N possibilidade de explorar questões de trânsito em diferentes matérias como matemática, geografia, entre outros. E por ser digital estará sempre sendo atualizada com as mudanças que acontecem na legislação. Vai ser muito bom para toda a comunidade escolar”, explicou a professora Janaína Monteiro, articuladora de ensino da escola Aurino Maciel.

O protocolo de intenções será assinado em outubro. “O trabalho da SMTT de Arapiraca é muito interessante. Vem desempenhando um papel importante nas escolas, empresas e nas ruas da cidade, com material educativo para fazer um trânsito mais seguro. Por isso estamos firmando este acordo para que a Conexão DNIT também possa colaborar nesta busca incessante por segurança e na formação de cidadãos”, afirmou Paula Carnaúna, educadora de trânsito do DNIT.

“A plataforma é completa. Pedagogicamente vai colaborar com os professores, já que apresenta sugestões de temas para as aulas. A SMTT de Arapiraca, mais uma vez, inova e traz novidades para a sociedade, especialmente para os jovens estudantes”, declarou Alberto Peixoto, superintendente-adjunto da SMTT.

INÉDITO

Arapiraca, por meio da SMTT, também foi o primeiro município em Alagoas a adotar o projeto Educa, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, Detran Alagoas e secretaria municipal de Educação.

A preocupação da autarquia, nesta gestão do prefeito Luciano Barbosa, é sempre buscar a educação como caminho principal para a mudança de atitudes no trânsito. Trabalhando com as crianças em 20 escolas do município, o Educa discute assuntos relacionados ao trânsito dentro das matérias da grade curricular.

“O caminho é a educação. É transformar estes jovens estudantes em agentes multiplicadores em casa, na vizinhança, na família, explicando sobre trânsito, sobre comportamento e seguindo as regras. Começamos com o Educa, agora teremos o Conexão DNIT. Vamos ampliando o conhecimento e dando a oportunidade para outras instituições e estudantes terem acesso a este material. É preciso fazer a diferença para termos resultados diferentes no futuro próximo”, comentou Josenildo Souza, superintendente da SMTT Arapiraca.

O Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da SMTT comemora mais esta conquista. “Levamos informação para as crianças nos centros de educação infantil, para os jovens nas escolas e agora poderemos contar com o Conexão DNIT. Vamos fechando este círculo de conhecimento com muita alegria”, afirmou Francisco José, diretor do DET.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Nigéria é oficializada como novo membro do Brics

A Nigéria foi oficialmente anunciada como o mais recente...

Rafa Kalimann usa biquíni vermelho em passeio de barco com Nattanzinho no Rio

Rafa Kalimann, de 31 anos, compartilhou momentos de um...

Selton Mello fará estreia em Hollywood em novo ‘Anaconda’, diz revista americana

Após a repercussão internacional de “Ainda Estou Aqui”, o...