30 C
Arapiraca
Segunda-feira, 6 Janeiro, 2025

Aumenta o número de crianças de até 10 anos com Covid-19 em Alagoas

Responsável pelo monitoramento e controle dos casos de Covid-19 em Alagoas, o Comitê Técnico Científico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) se reuniu, nesta quarta-feira (17/01), para analisar o último boletim epidemiológico, que mostrou aumento no número de casos da doença na faixa etária de até 10 anos. Especialista reforçam a necessidade de vacinar as crianças contra a doença.

Conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau, desde o início da pandemia da Covid-19 até agora foram confirmados 345.246 casos da doença em Alagoas, com 7.319 óbitos. Neste ano de 2024 já foram confirmados 1.318 casos e um óbito.

O chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infectocontagiosas da Sesau, o infectologista Renee Oliveira, alerta que é preciso reforçar junto à população a importância da atualização do calendário vacinal, especialmente em idosos e crianças. “Há uma estabilidade, entretanto, continuamos com a faixa etária de menores de 10 anos se destacando na ocorrência de casos. O percentual de exames negativos aumentou, porém, temos observado a baixa vacinação das crianças, o que nos preocupa”, disse.

O grupo reforça que é preciso manter as medidas farmacológicas para os grupos de risco. “É importante que todos estejam com o seu calendário vacinal atualizado. Os jovens, porque podem ser assintomáticos e transmitir aos idosos, e estes, porque correm mais risco de apresentar um quadro clínico mais grave e que necessita de internação, devido a doenças pré-existentes. Precisamos estimular pessoas idosas para o uso de máscaras, além de pessoas que circulam pelos hospitais”, explicou, Renee Oliveira.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que o Governo de Alagoas segue vigilante e atuando para garantir assistência às pessoas acometidas com a Covid-19. “Nossos técnicos estão sempre monitorando o surgimento de novos casos e acompanhando a evolução da doença a cada novo boletim. É preciso que toda população se conscientize e complete seu esquema vacinal”, salientou o gestor.

Vacinação

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) informa que a imunização contra a Covid-19 seguirá a estratégia preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação Infantil de 2024, a vacinação contra Covid-19 já está disponível para as crianças na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos.

As doses do imunizante devem ser administradas nesse público, respeitando os seguintes intervalos: da 1ª dose para a 2ª deve esperar quatro semanas e da 2ª para a 3ª dose, oito semanas. O Ministério da Saúde orienta que as crianças que tiverem tomado as três doses em 2023, não vai precisam repetir a vacina em 2024.

O calendário do Ministério da Saúde contempla, também, neste momento, o reforço do imunizante para pessoas idosas com mais de 60 anos de idade, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

A Sesau orienta que o intervalo mínimo para administração da dose de reforço será de 6 meses para gestantes e puérperas, pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos. Para os demais grupos prioritários, considerar a dose anual. Ressalta-se que os esquemas primários de vacinação contra a covid-19 não mais serão recomendados rotineiramente para as pessoas com 5 anos de idade ou mais que não fizerem parte do grupo prioritário.

Contudo, se um indivíduo que não tenha sido vacinado em 2023 com nenhuma dose ou que tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a covid-19, deverá iniciar ou completar o esquema de vacinação, que consiste em duas doses da vacina contra a Covid-19 disponível e recomendada para a idade, com intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Maíra Cardi defende Thiago Nigro por post polêmico após perda de bebê

Maíra Cardi saiu em defesa de seu esposo, Thiago...

Exposição de 30 anos do Castelo Rá-Tim-Bum receberá visita do Dr. Abobrinha

Famoso pela frase “um dia esse castelo será meu”,...

Carlos Sainz é forçado a abandonar o Rali Dakar 2025 após capotar

Carlos Sainz foi forçado a deixar o Rali Dakar...

Pep Guardiola elogia Savinho por boa fase no Manchester City

O treinador Pep Guardiola elogiou o desempenho do atacante...