21.8 C
Arapiraca
Sábado, 26 Abril, 2025

Baixa umidade do ar coloca Sertão e Agreste de AL em estado de alerta

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu, nesta sexta-feira (25), um aviso meteorológico alertando para a baixa umidade relativa do ar em regiões do interior de Alagoas. O fenômeno, provocado pela atuação de uma massa de ar seco e quente, associada a um sistema de alta pressão, deve durar até a próxima quarta-feira (30).

De acordo com as mais recentes rodadas dos modelos numéricos de previsão do tempo, analisados pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), os índices de umidade relativa do ar poderão ficar abaixo de 30% durante alguns períodos do dia nas regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste alagoano.

A condição atual aumenta o risco de impactos à saúde e ao meio ambiente. Entre os principais riscos associados estão o aumento de doenças respiratórias, o ressecamento das vias nasais e o potencial elevado para a ocorrência de queimadas, especialmente em áreas de vegetação seca e em horários de maior incidência solar (entre 10h e 16h).

A Semarh orienta a população a evitar exposição prolongada ao sol, manter-se hidratada e redobrar os cuidados com atividades ao ar livre. A situação está sendo monitorada em tempo real pela equipe técnica da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, que poderá emitir novos comunicados em caso de agravamento das condições climáticas.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Trump chega a Roma para assistir ao funeral do papa Francisco

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou na...

Terremoto deixa 20 feridos e edifícios destruídos no Equador

Pelo menos vinte pessoas ficaram feridas e 135 residências...

Caribé é ouro nos 50m livre do Maria Lenk

Grande esperança no atual ciclo olímpico da natação brasileira,...

Subsidiária da JBS nos EUA fez a maior doação para a posse de Trump

As doações para a cerimônia de posse de Donald...