23.9 C
Arapiraca
Terça-feira, 14 Janeiro, 2025

Biden reforça apoio a Israel e diz que Irã vai ‘fracassar’ se realizar o ataque

Diante da informação de que o Irã pode atacar Israel nos próximos dias, os Estados Unidos e alguns países da Europa passaram a emitiram alertas para que seus cidadãos não viajem para ao território israelense nas próximas horas. A eventual investida seria uma resposta à ofensiva que destruiu o consulado iraniano em Damasco, na Síria, no começo do mês. O presidente norte-americano, Joe Biden, disse nesta sexta-feira (12) a de que o ataque está perto de acontecer. “Não quero dar informação confidencial, mas minha expectativa é que será mais cedo ou mais tarde”, disse o presidente americano. Perguntado sobre a mensagem que gostaria de transmitir ao Irã, respondeu: “Não o faça! Ajudaremos Israel a se defender e o Irã vai fracassar”, disse. Mais cedo, a imprensa dos EUA repercutia que o ataque deveria acontecer em 48 horas.

Apesar das recentes discordâncias em relação às ações do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, os EUA se comprometera em ajudar o país amigo e anunciaram nesta sexta o envio de reforços ao Oriente Médio enquanto Israel está em alerta diante de um possível ataque iraniano. O Irã prometeu retaliar o ataque de 1º de abril contra seu consulado em Damasco, uma operação que atribuiu a Israel. Sete membros dos Guardiões da Revolução morreram nesse ataque, entre eles dois generais. O Departamento de Estado dos Estados Unidos pediu que americanos exerçam cuidado em Israel, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza “devido à situação de segurança e ao aumento das tensões regionais”.

Na Europa, o Reino Unido avisou que há “possibilidade de ataque no território israelense pelo Irã” e advertiu contra viagens ao país do Oriente Médio. “Há uma tensão crescente entre o Irã e Israel. Qualquer ação militar poderá aumentar rapidamente e representar riscos para toda a região”, disse a diplomacia britânica. A França também pediu que os cidadãos evitem viajar ao Irã, Líbano, Israel e Palestina nos próximos meses, segundo revelou o ministério das Relações Exteriores francês. Já a Alemanha instou os seus cidadãos a deixarem o Irã por conta do risco de uma repentina eclosão de um conflito amplo. “Não se pode descartar que as rotas de transporte aéreo, terrestre e marítimo também possam ser afetadas por uma escalada, com possíveis interrupções nas viagens de entrada e saída do Irã”, ressaltou.

*Com informações das agências internacionais

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Diretor de ‘Lobisomem’ dá detalhes do novo terror

“Lobisomem” promete reimaginar um dos grandes personagens clássicos no...

Joe Biden retira Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decidiu pela...

Vídeos-PM faz vistoria no Fumeirão e divulga plano de segurança para o clássico ASA x CRB

Na manhã desta terça-feira (14) aconteceu uma reunião na...

BBB 25: Gracyanne Barbosa revela que não come chocolate há 20 anos

Gracyanne Barbosa revelou durante sua participação no BBB 25...