O papa Francisco, de 88 anos, tropeçou neste sábado (1º), ao entrar no auditório do Vaticano para a audiência do Jubileu. O cabo de sua bengala quebrou, causando um desequilíbrio, mas ele não chegou a cair. Dois auxiliares o ajudaram a chegar até sua cadeira, e a audiência prosseguiu sem incidentes. A saúde do pontífice tem sido motivo de preocupação. Com problemas nos joelhos, ele frequentemente usa cadeira de rodas ou bengala e já sofreu duas quedas nos últimos dois meses.
Em janeiro, o papa machucou o braço direito ao cair, precisando usar uma tipoia por precaução. Já em dezembro, bateu o queixo na mesa de cabeceira, resultando em um grande hematoma. Francisco também enfrenta recorrentes crises de bronquite e costuma se locomover com apoio dentro do hotel Santa Marta, onde reside no Vaticano.
A saúde de um papa é sempre alvo de especulação, especialmente desde que Bento XVI renunciou ao cargo em 2013, após 600 anos sem precedentes desse tipo. O motivo teria sido uma queda sofrida em 2012, que o levou a concluir que não poderia mais cumprir as exigências do papado. Apesar das especulações, Francisco já afirmou que não pretende renunciar no momento. Em sua autobiografia Esperança, lançada este mês, disse que nem cogitou essa possibilidade, mesmo após passar por uma grande cirurgia intestinal.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Felipe Dantas
Fonte: Jovem Pan