30 C
Arapiraca
Segunda-feira, 6 Janeiro, 2025

Campanha de Vacinação Antirrábica no interior ultrapassa meta do Ministério da Saúde

A Campanha de Vacinação Antirrábica foi encerrada oficialmente no interior de Alagoas na última segunda-feira (06) e a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), que corresponde a 80%, foi ultrapassada. Isso porque, nos 101 municípios do interior do estado, 415.002 cães e gatos foram imunizados contra a raiva, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 87,3%. No caso da capital alagoana, a ação foi realizada em janeiro deste ano.

A raiva é uma doença infecciosa causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, que afeta mamíferos como cães e gatos, e que pode ser transmitida para os humanos, por meio da saliva de animais infectados, durante a mordedura. No ser humano é considerada extremamente grave, com índice de mortalidade próximo de 100%. A vacina é a principal forma de prevenção da doença.

Entre os principais sintomas desencadeados em humanos, a raiva provoca infecção, febre, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados e até convulsões, além de espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua quando o paciente tenta ingerir líquido. Em Alagoas, no período de 1980 a 2024, foram registrados 100 casos de raiva humana, sendo o último caso diagnosticado em 2006, conforme dados do Ministério da Saúde (MS).

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o êxito da Campanha de Vacinação Antirrábica promovida no interior do estado comprova que o trabalho conjunto realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e os 101 municípios foi eficaz. “A campanha foi bem sucedida e deve seu resultado ao esforço conjunto da gestão estadual e dos municípios, que atuaram de forma técnica e efetiva para imunizar os cães e gatos, protegendo-os contra a raiva, bem como protegendo a população, já que a doença pode ser transmitida para os humanos”, destacou o gestor da saúde estadual.

O coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses, médico veterinário Clarício Bugarim, reforçou que a vacinação é primordial para a segurança clínica da população, pois atua como um bloqueio para a doença da raiva humana. “A vacina não possui contraindicações e é absolutamente segura para os animais, por isso todas as pessoas que decidem criar cães e gatos devem assegurar a imunização deles. É um ato de proteção para os animais, seus proprietários e familiares”, enfatizou.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Maíra Cardi defende Thiago Nigro por post polêmico após perda de bebê

Maíra Cardi saiu em defesa de seu esposo, Thiago...

Exposição de 30 anos do Castelo Rá-Tim-Bum receberá visita do Dr. Abobrinha

Famoso pela frase “um dia esse castelo será meu”,...

Carlos Sainz é forçado a abandonar o Rali Dakar 2025 após capotar

Carlos Sainz foi forçado a deixar o Rali Dakar...

Pep Guardiola elogia Savinho por boa fase no Manchester City

O treinador Pep Guardiola elogiou o desempenho do atacante...