O Campeonato Alagoano Sub-20, temporada 2023, teve seu início adiado para agosto. De acordo com informação passada pela assessoria da Federação Alagoana de Futebol (FAF), a nova data ainda será confirmada. O Campeonato terá 33 clubes participantes.
A cidade de Arapiraca terá três representantes: ASA, Cruzeiro e Flamengo Alagoano.
No ASA, o Vice-Presidente de Futebol de Base e esporte amador, Bruno Euclides, disse que já trabalhava com essa previsão, porque houve atraso no início do sub17, que ainda não acabou e, ao mesmo tempo, está ocorrendo a série B do profissional. “O principal problema pro clube é o aumento dos custos,” concluiu.
No Cruzeiro de Arapiraca, o técnico Edmilson Manoel, popular Bilu, preferiu valorizar o maior tempo de preparação. “O pessoal ganha tempo para o trabalho sair mais perfeito,” disse. O presidente do Conselho Deliberativo, Benaldo Santos, considerou o adiamento bom para o Cruzeiro, que está na disputa da Série D nacional. “Sem contar os clubes que estão disputando a 2ª divisão e que também vão participar do Sub 20, muitos custos duas competições paralelas”, destacou.
Comandante do Flamengo Alagoano, Riva Gomes, também citou a questão do planejamento e aumento nos custos, mas pregou paciência. “Também tá muito chuvoso. Tem campo que não vai ter condição de jogo, principalmente na zona da mata. Com isso, o campeonato fica travado,” lembrou. Enquanto isso, a equipe vai realizando amistosos.
O campeonato
Na primeira fase, os clubes se enfrentam dentro do próprio grupo e em jogos de ida. Os três melhores colocados de cada chave avançam para as oitavas de final, juntamente com o melhor quarto colocado da fase de grupos. Nas oitavas e quartas, os duelos serão em jogos de ida. Na semifinal e final, ida e volta.
Confira como ficou o chaveamento:
Grupo A: CSA, Atlético Alagoano, Coruripe, Desportivo Aliança, Guarany, Grota do Facão e São Domingos;
Grupo B: Cruzeiro, ASA, ASAP, Canoense, CAP Paulo Jacinto, CSE e Dínamo;
Grupo C: Zumbi, Miguelense, DZM Passo, FF Nova Cruz, Murici e Independente Atalaia;
Grupo D: CRB, M10 Rio Largo, Atlético Metropolitano, Santa Cruz, Guarani de Paripueira e Ubertec;
Grupo E: CEO, Dimensão Saúde, Flamengo do Ipiranga, Força Jovem, Gavião Izidorense, Jaciobá e Liga do Sertão.