29.6 C
Arapiraca
Domingo, 19 Janeiro, 2025

Casa de Direitos de Maceió promove audiências para mudança de nome e gênero no registro civil

A Casa de Direitos de Maceió promoveu, nessa segunda-feira (16/10), duas audiências de justificação para mudança de nome e gênero em documento de identificação social, beneficiando pessoas com a mudança do nome oficial no registro civil. O ato foi efetivado por meio do Núcleo de Prevenção à Violência e Garantia de Direitos e em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

Coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a Casa de Direitos desenvolve uma série de ações integradas, fortalecendo o trabalho do Governo do Estado para a reintegração social, o resgate de direitos e a inclusão profissional da população LBGTQIAPN+. As ações integram o projeto Respeita Meu Nome, que visa auxiliar pessoas transgêneros nessa mudança. Sete pessoas já foram beneficiadas desde o lançamento do projeto.

“O projeto Respeita Meu Nome possibilita que homens e mulheres trans tenham seu nome modificado legalmente, de forma gratuita e com toda assistência. Aqui realizamos o acompanhamento e a orientação desde o primeiro contato com a equipe técnica até a retirada dos documentos com o nome escolhido. Ser chamado pelo nome que se sente bem é garantir direitos a essa população”, comentou a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Garantia de Direitos, Karoline Moura.

Charles Tavares, superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, explica que a Casa de Direitos – presente em Maceió e em Arapiraca – disponibiliza uma série de serviços voltados para a garantia de direitos, aproximando os serviços oferecidos pelo Estado da população e beneficiando, principalmente, quem mais precisa.

“O Governo do Estado tem trabalhado efetivamente na defesa da diversidade e na luta pela garantia de direitos do público LGBTQIAPN+. A Casa de Direitos é uma casa do povo e representa a todos, por isso nosso objetivo é reduzir a burocracia e trabalhar para que essas pessoas tenham, cada vez mais, seus direitos reconhecidos”, afirmou Tavares.

Quem tiver interesse em realizar a mudança de nome e gênero no documento de identificação social pode procurar as equipes na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho, ou ligar no número (82) 98727-7152. Em Arapiraca, a Casa de Direitos também oferece esse serviço e fica localizada na Rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro; o telefone é o (82) 98752-2261.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Papa Francisco pede que acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza seja respeitado

O Papa Francisco celebrou a interrupção dos combates na...

Saiba quem são as três reféns que devem ser libertadas pelo Hamas

Três reféns mantidas pelos islamistas na Faixa de Gaza...

Ministro da Segurança de Israel renuncia após cessar-fogo

Na manhã deste domingo (19), o ministro da Segurança...