A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), de forma pioneira entre órgãos públicos do Estado, vai migrar definitivamente para o mercado livre de energia. Para isso, publicou no Diário Oficial do Estado, na quarta-feira (06/09), o edital de licitação para contratação de empresa para o fornecimento de energia elétrica na modalidade Comercializador Varejista e com fonte incentivada 50%, submercado Nordeste no Ambiente de Contratação Livre (ACL), contemplando a distribuição de 10,22 MW médios, para atender a Companhia.
A migração das Unidades Consumidoras elegíveis e selecionadas pela Casal para o ACL, com a consequente aquisição da energia de forma competitiva nesse ambiente, constitui-se numa escolha que permite a redução dos custos. Ela já vem sendo exercida com sucesso por diversas empresas brasileiras, inclusive do setor de saneamento, tais como Sabesp, Embasa, Corsan, Caern, entre outras, que desembolsam na rubrica de potencial elétrico expressiva parcela de suas despesas.
Atualmente, a Companhia é consumidora de energia no mercado cativo; a migração para o mercado livre de energia gerará economia para a empresa, representando diminuição substancial em relação ao custo de hoje, podendo chegar a uma redução de 40%, e caso o valor de contratação seja menor que os preços médios informados pela consultoria contratada pela Casal, o percentual tende a aumentar.
A Casal vem trabalhando, juntamente com as empresas contratadas para o processo de migração, num cronograma de obras de adequações de 23 unidades consumidoras de energia, localizadas em Maceió e outros municípios de Alagoas, do ambiente de contratação regulado (ACR) para o ACL. A entrada no mercado livre de energia foi avaliada pela equipe técnica da área operacional da Companhia como uma excelente alternativa.
O início da sessão de disputa de preços será no dia 10 de outubro próximo, às 9h, por meio do Sistema Eletrônico www.licitacoes.com.br do Branco do Brasil. Para mais esclarecimentos decorrentes serão disponibilizados na internet nos sites www.licitacoes-e.com.br e www.casal.al.gov.br, como anexo ao aviso do Edital e via e-mail para os licitantes que tenham enviado para a Aslic/Casal o Protocolo de retirada de Edital. Em caso de dúvida, os interessados devem entrar em contato pelos números: (82) 3315-3091 e 98883-7707.