O Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, responsável pelo abastecimento de 18 cidades no Sertão de Alagoas, foi temporariamente paralisado nessa quinta-feira (13/07). O motivo é um defeito no quadro de comando elétrico de alta tensão da Estação Elevatória de Água Tratada 02 (EEAT-02), situada entre São José da Tapera e Monteirópolis.
Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já estão no local trabalhando na manutenção emergencial dos equipamentos. Ao fazerem a inspeção, eles encontraram uma cobra morta junto aos aparelhos e suspeitam que o contato do animal com os equipamentos de alta tensão tenha causado um curto-circuito, o que danificou as peças.
O trabalho de manutenção estava previsto para ser realizado durante a madrugada desta sexta-feira (14/07), até que tudo seja solucionado. Tão logo a EEAT-02 volte a operar, o Sistema Coletivo voltará a produzir água para atender às 18 cidades da região.
Em 14 das 18 cidades atendidas pelo sistema, a água é repassada pela Casal para a concessionária Águas do Sertão fazer a distribuição aos moradores: Palestina, Monteirópolis, Jaramataia, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos e Cacimbinhas. Em outras quatro, a distribuição é feita diretamente pela Casal. São elas: Jacaré dos Homens, Batalha, Olho D’água das Flores e Major Izidoro.