A cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é uma tradição religiosa e cultural da cidade de Arapiraca há mais de décadas. O evento, que tem apoio da Prefeitura, acontece desde 2003, e tem como objetivo homenagear a padroeira da cidade recriando o trajeto que Manoel André, fundador da cidade, fez em 1864, quando trouxe a imagem da santa até a capital do Agreste alagoano.
Após a missa, realizada na Capela de Bom Conselho, cavaleiros e amazonas partiram em direção ao município de Arapiraca em um percurso que dura quase três dias. O início do trajeto é no dia 31 de janeiro, às 7h, e o final é no dia 2 de fevereiro, quando acontecem as festividades da padroeira na Capital do Agreste.
O caminho percorrido é de pouco mais de 80 km, passando por cidades como Rainha Isabel (PE), Palmeira dos Índios (AL) e Igaci (AL), além de, este ano, passar também pela Vila São José, na zona rural de Arapiraca. É válido ressaltar que, durante o trajeto, todos os animais terão acompanhamento de veterinários.
A cavalgada é de grande importância para a Cultura e turismo religioso de Arapiraca e Bom Conselho. Desde 2023, a celebração é considerada patrimônio cultural do Estado de Pernambuco, por meio de uma lei de autoria do deputado Ricardo Nezinho, sancionada no dia 15 de dezembro.
O grande dia da festa acontece nesta sexta-feira (02/02), na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, localizada no Largo Dom Fernando Gomes, no Centro de Arapiraca, às 16h.