24.9 C
Arapiraca
Sábado, 5 Julho, 2025

CBF e clubes da Série A ajustam calendário do Brasileirão após desastre climático

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e os clubes da Série A se reuniram nesta segunda-feira (27) para discutir o ajuste do calendário do Brasileirão. A decisão foi utilizar os períodos de Data Fifa para reorganizar as partidas adiadas devido ao desastre climático no Rio Grande do Sul. Além disso, ficou definido que o campeonato continuará até o dia 8 de dezembro — foi rechaçada a ideia de estendê-lo.

Os presidentes da maioria dos clubes — entre eles Julio Casares, do São Paulo — destacaram a importância das datas Fifa para equipes com sobreposição de jogos, como os times que disputam a Copa do Brasil. Eles entendem que há necessidade de utilizar essas datas para garantir o encerramento do Campeonato Brasileiro dentro do prazo estabelecido. Outra medida aprovada foi a possibilidade de inversões de mando para os clubes gaúchos durante o primeiro turno, desde que haja acordo entre as equipes. A flexibilização visa garantir a segurança e a viabilidade das partidas, levando em consideração o contexto de cada jogo.

A CBF ainda não divulgou as datas específicas das janelas de Data Fifa que serão utilizadas para reorganizar o calendário do Brasileirão. As opções são de junho, setembro, outubro e novembro. Essa decisão visa proteger as equipes de desfalques causados por convocações para seleções nacionais. Além disso, os clubes aprovaram por unanimidade a retomada do Brasileirão a partir da sétima rodada, no dia 1º de junho. Com isso, o campeonato seguirá sua ordem original, com duas semanas de atraso devido aos adiamentos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Os presidentes de Internacional e Grêmio destacaram a importância do apoio da CBF diante da situação enfrentada pelos clubes gaúchos.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Alagoas perde mais moradores do que ganha, aponta Censo 2022

Alagoas apresentou um saldo migratório negativo em 2022, segundo...

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

Entrou em vigor na sexta-feira (4) a lei que...

Visto estudantil para EUA: saiba quais publicações evitar para não ser rejeitado

A política anti-imigração de Donald Trump tem sido um...