Uma ação integrada entre a Equatorial Energia e o 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM) flagrou, na tarde dessa quinta-feira (12/01), um furto de energia elétrica em uma cervejaria localizada no bairro Baixão, em Arapiraca. Durante a operação, o dono e o eletricista do estabelecimento foram presos em flagrante e levados até a Central de Polícia Civil de Arapiraca.
De acordo com a Distribuidora, a cervejaria estava com o fornecimento de energia suspenso devido a um débito de quase R$ 10 mil. Após uma inspeção de rotina na região, as equipes técnicas constataram que a unidade consumidora estava realizando uma auto religação, de forma clandestina, intervindo na rede de distribuição de energia, sem autorização e sem consentimento da concessionária.
De acordo com o gerente Técnico Comercial da Equatorial Alagoas, Maycon Keydell, as ligações clandestinas geram diversos impactos negativos tanto para a população quanto para o sistema elétrico de distribuição de energia. “Ao realizar uma ligação à revelia, o infrator coloca em risco a segurança dos moradores da localidade e também compromete a qualidade do fornecimento, o que pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, ocasionando oscilação e a falta de energia na região.”, mencionou
Keydell ressalta ainda que os prejuízos financeiros causados pela prática. “O furto de energia é um crime em que todos pagam as contas. As perdas geradas pelo furto e fraude de energia refletem diretamente no aumento da tarifa imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como forma de compensar o montante desviado pelos infratores”, afirmou.
Como denunciar furto de energia elétrica? – As denúncias de fraude de energia podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial, por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site al.equatorialenergia.com.br.
- Endereço
- município
- código único a ser denunciado
- número do medidor de energia
- pontos de referência
O formulário conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.