Paris 2024 está chegando! Nesta terça-feira (16), aconteceu em Olímpia, na Grécia a cerimônia com acendimento da chama olímpica que faz parte da tradição da competição. Faltando 101 dias para o começo da Olimpíada, a tocha vai circular pelos territórios franceses.
A chama é acesa em frente às ruínas do templo de Hera, palco dos Jogos na Antiguidade, na Grécia. Uma atriz representa a alta sacerdotisa e utiliza um recipiente parabólico, conhecido como Skaphia, que reflete os raios solares para acender a chama. Porém as nuvens impediram que a chama fosse gerada a partir dos raios do sol com a ajuda de um espelho parabólico. Foi preciso usar o plano “B”, e a chama usada já estava acesa. Assim, a flama mantém o ideal de pureza, simbolizando a paz e a amizade entre as nações.
Após a cerimônia, a chama segue até o Coubertin Grove, um memorial que abriga a Academia Olímpica Internacional, em Olímpia. Assim, começará um revezamento com 550 pessoas durante 11 dias até a capital grega, Atenas, no Estádio Panatenaico. O evento é uma referência a entrega oficial da chama para o Comitê Organizador dos Jogos. Dali, a chama seguirá para a França e tem a previsão de chegar em Marselha no dia 8 de maio.
O revezamento terá 68 etapas, contará com mais de 10 mil condutores, percorrerá 400 cidades francesas e territórios ultramarinos como a Guiana Francesa, Nova Caledônia, Reunião, Martinica, Polinésia Francesa e Guadalupe, até iluminar a pira dos Jogos de Paris, na cerimônia de abertura do dia 26 de julho.
As Olimpíadas
As Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, por volta de 776 a.C., em Olímpia, no sudoeste da Grécia. Os jogos eram associados a rituais religiosos com homenagens ao deus Zeus e também eram conhecidos por paralisar os conflitos na região.
Na era moderna, o Barão Pierre de Coubertin foi responsável por retomar os jogos em 1896. Esta será a terceira edição em Paris. A cidade já recebeu os jogos em 1900 e 1924.