33.3 C
Arapiraca
Quinta-feira, 24 Abril, 2025

Cineasta palestino diz que sofreu agressões por ter vencido Oscar

Na terça-feira (25), a polícia israelense liberou o cineasta palestino Hamdan Ballal depois de detê-lo por supostamente “atirar pedras” durante um “violento confronto” entre israelenses e palestinos em Susiya, no sul da Cisjordânia. O codiretor do documentário vencedor do Oscar “Sem Chão” (No Other Land), afirmou nesta quarta-feira (26) que sofreu uma “agressão brutal” por parte de colonos israelenses pelo prêmio que recebeu. “Pensei que estava vivendo meus últimos momentos devido à violência dos golpes (…) Acredito que foi porque ganhei o Oscar”, declarou à AFP em Susiya, perto de Masafer Yatta, ao sul da cidade de Hebron, onde foi gravado o filme.

O cineasta israelense Yuval Abraham, codiretor do documentário, criticou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por seu silêncio sobre o incidente. “Infelizmente, a Academia que nos deu um Oscar há três semanas se recusou a apoiar publicamente Hamdan Ballal enquanto ele era espancado e torturado por soldados e colonos israelenses”, denunciou na rede social X. “Hamdan foi claramente” agredido “por ter realizado ‘No Other Land’” e também “por ser palestino”, acrescentou.

Segundo ONGs de defesa dos direitos humanos, os ataques de colonos israelenses na Cisjordânia aumentaram consideravelmente desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamista Hamas na Faixa de Gaza, em outubro de 2023.

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Justin Bieber rebate críticas após vídeo polêmico no Coachella: ‘Não temos nada a provar’

Justin Bieber, 31 anos, rebateu críticas após vídeo circulado...

MC Daniel exibe luxuoso vaso sanitário de R$ 18 mil em reforma do quarto

MC Daniel surpreendeu seus fãs ao revelar, por meio...

Saiba como será o sepultamento do papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore

A Basílica de Santa Maria Maggiore, localizada em Roma,...