A tarde dessa quinta-feira (14/12) foi de emoção para os 89 formandos e familiares que participaram da solenidade de conclusão dos alunos do 3º ano do Colégio da Polícia Militar em Arapiraca. O evento aconteceu às margens do Lago da Perucaba, cartão postal da cidade, e reuniu estudantes, professores, parentes e amigos dos concluintes.
A solenidade foi presidida pelo subcomandante-geral da PMAL, coronel Neyvaldo Amorim, e contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, entre elas o diretor de ensino, instrução e pesquisa, coronel Marcos Sampaio, e o diretor do CPM Interior, tenente-coronel Eduardo Costa.
A formatura teve início com a entrada dos alunos ao som da Banda de Música do 3º Batalhão. Em seguida, o coronel-aluno Felipe Emanuel, comandante do pelotão de concluintes apresentou, os formandos ao coronel Neyvaldo Amorim. O evento seguiu com a execução do Hino Nacional Brasileiro e homenagens aos veteranos da corporação.
Na presença do estandarte da instituição de ensino, foram entregues os certificados aos quatro primeiros colocados da turma. Em 1º lugar ficou o aluno Felipe Emanuel, com nota 9,5, seguido do aluno Arthur Henrique (9,0), da aluna Emmanuelly Rosinaldo (8,7) e da aluna Ana Clara (8,3). Em seguida, os familiares dos demais alunos foram convidados ao pátio de formatura para entregar os canudos que representam a conclusão do ensino médio.
Antes de finalizar o evento, os alunos realizaram o tradicional juramento perante o Pavilhão Nacional. Logo após, os concluintes realizaram uma homenagem a soldado Cibelly, morta em um crime de trânsito em outubro deste ano. O dispositivo formou as iniciais “COM” e proferiu uma canção em memória da militar, que foi instrutora da turma. Por fim, foi comandado o esperado último fora de forma, simbolizando o encerramento da etapa para os jovens.
Em seu discurso, o diretor da instituição, tenente-coronel Eduardo Costa, destacou os excelentes resultados obtidos pelo colégio nas diversas atividades pedagógicas no âmbito estadual e nacional.
Neste ano, os alunos do CPM Interior conquistaram mais de 200 medalhas entre ouro, prata e bronze. No Enem 2022, o colégio da Polícia Militar do interior figura entre as dez melhores escolas públicas e privadas de Alagoas. “Se considerarmos as escolas de ensino público, ocupamos o segundo lugar, e digo mais, estamos no topo quando falamos de escola pública estadual, alcançamos a melhor nota média e somos primeiro lugar”.
Fábrica do conhecimento
O Colégio Tiradentes é fruto de uma parceria com a Secretaria de Educação e foi criado em 1992, através da Lei nº 5.332 de 10/04/92. Mas, só como advento da Lei nº 5.883 de 28/11/96 foi inserido na estrutura organizacional da PMAL, sendo esta última data seguida como a de criação do COM.
No dia 20 de setembro de 2016, o município de Arapiraca foi contemplado com uma unidade do colégio. Em 2023, com a nova lei de organização básica da PMAL, o colégio de Arapiraca se tornou independente e passou a ser chamado de Colégio da Polícia Militar do Interior.