05/06/2019 às 14h17min - Atualizada em 05/06/2019 às 14h17min

A importância dos quadrinhos para a vida social

Qual a importância das HQs para a vida social?

César Moovie

NN1

Uma pergunta que as pessoas fazem sempre é: Qual a importância das hqs para a vida social?

Todo personagem foi criado para ter uma critica social. Mesmo o maior de todos o Superman sua criação não foi só para homenagear as grandes séries e filmes de ficção da época de Joe Shuster e Jerry Siegel, mas também pra ser um símbolo de humanidade esperança que está perdido entre os homens.

Temos também o exemplo do quadrinho da Mulher Maravilha que foi criada durante a 2ª Grande Guerra mostrando que a partir dali a mulher teria grandes conquistas sociais e políticas. Sem falar em personagens como X-Men criados nos anos 60 pela Marvel, que era um grito contra o pré-conceito a diferença.

O Pantera Negra que foi criado depois do nascimento do movimento dos Pantera Negra nos Estados Unidos. Sem falar nas capas icônicas dos quadrinhos como a luta de Muhamadi Ali contra o Superman, ou a capa que mostra o Capitão América nocauteando Hitler. Todos esses personagens foram criados com a ideia de protestar contra alguma mazela social, que o povo pode ser democrático sim, e lutar sim, pelos seus direitos sempre.

Como também, o fato que hoje os heróis de história em quadrinhos estão cada vez mais vivos na sociedade onde já foram tão desprezados.

Através das HQs os roteiristas podem jogar suas ideias, fazer suas críticas, trazer para o leitor um mundo absolutamente novo com mitologias únicas. Por isso revistas em quadrinhos é e sempre será importante para apresentar ao leitor discussões sociais de uma maneira mais lúdica.

Relacionadas »
Comentários »