04/07/2019 às 09h45min - Atualizada em 04/07/2019 às 09h45min

Cuidados a serem tomados para assegurar atratividade e bons negócios

Dê uma olhada no imóvel que pretende comprar e pense nas alterações que devem ser feitas para agregar valor

Michelle Rodrigues

NN1
Ao colocar um imóvel à venda, buscando uma rentabilidade interessante em relação ao valor original de compra, muitos investidores deixam de cuidar dos detalhes, e detalhes contam e muito!!!
 
AGREGAR valor: falamos muito nesse conceito.

A abordagem  de agregar valor baseia-se em um conceito muito simples: o valor percebido é maior que o valor investido. Um exemplo seria o impacto das pequenas reformas. Imagine você uma reparação básica como pintura e mudança de piso. Você pode fazer boa parte desse trabalho sozinho, com custo mínimo e com resultado máximo. Pode aplicar essa abordagem mesmo se tiver recursos limitados.
 
A parte básica dessa “cara nova” é tornar o imóvel o mais apresentável possível. Isso inclui não só a casa, mas a parte externa, se houver: o jardim, o quintal. Pense em arrumar o interior da casa como uma forma de tornar o imóvel muito mais atraente.
 
O interior deve apresentar fineza, ser recém-pintado e possuir retoques detalhados. O exterior do imóvel também deve estar completamente recém-pintado ou reformado para que demonstre um visual limpo.
 
Todo mundo com alguma experiência em mercado de imóvel já visitou lugares pouco convidativos. O que pensamos quando nos deparamos com um imóvel caindo aos pedaços? Muitos simplesmente os ignoram, mesmo sabendo que, por vezes, são oportunidades, pois são vendidos abaixo do preço.

Os investidores em imóveis sabem que esses “desgastes” podem ser revertidos em grande lucro. Lembre-se do velho ditado, “você ganha dinheiro ao comprar”. Se não adquirir o imóvel corretamente, o potencial de lucro pode ser menor que o ideal.
 
Dê uma olhada no imóvel que pretende comprar e pense nas alterações que devem ser feitas para agregar valor – por exemplo, tornar os aposentos mais espaçosos e otimizados. Todos os lugares da casa devem ter decorações simples e serem apresentáveis, pois aquelas muito inovadoras têm um mercado mais restrito, afinal não são todos que gostam de uma parede roxa com um quadro de um artista famoso.
 
Também sugerimos que tornem os cômodos menos vistos, como a garagem, a área de serviço e as dependências de empregada, tão apresentáveis como o restante da casa. Ao passo em que a mulher tende a selecionar a casa para a família morar, o homem tende a querer aprovar as áreas que são importantes para ele.

Tradicionalmente a garagem, o escritório,  o cantinho do churrasco e, eventualmente , uma sala de mídia são grandes atrativos para o público masculino.  Por sua vez, ainda que não sejam atrativos para o público feminino, uma área de serviço mal cuidada ou dependência de empregada que deixam a desejar são fatores que podem impor alguma dificuldade na venda.

Relacionadas »
Comentários »