18/07/2019 às 08h37min - Atualizada em 18/07/2019 às 08h37min

Como não receber mais chamadas de telemarketing?

Consumidor poderá ingressar em lista de "não pertube" da empresa e será excluído do telemarketing

José Rocha
NN1
É chato a gente estar em casa repousando, enquanto assiste alguma coisa na televisão ou até mesmo na hora da refeição, de repente o telefone toca, vamos atender e lá do outro lado tem uma voz nos oferecendo alguma coisa que não temos o menor interesse em comprar. São os chamados serviços de telemarketing.

Esse sistema emprega milhares de pessoas Brasil afora, movimenta milhões de reais entre as empresas que se utilizam dele, mas é uma chatice, porque incomoda todos nós, inclusive enquanto estamos dirigindo. Claro que só atende quem quer, mas a insistência é tão grande que a gente atende mesmo em momentos inconvenientes e inoportunos.

Mas pra quem já anda de saco cheio com essas ligações, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que a partir desta terça-feira (16/07) quem não quiser mais receber ligações de telemarketing das empresas de telecomunicação poderá se cadastrar na chamada lista do "não perturbe".

A lista nacional e única vale para clientes das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. Ainda segundo a Anatel, o prazo para o bloqueio é de 30 dias após a solicitação do cliente. As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multa no valor de R$ 50 milhões.

Portanto, pelo menos os clientes dessas empresas, terão como ficar livres dessa chatice. Por outro lado, enquanto não aparecer uma forma de nos livrarmos completamente dessas chamadas indesejadas, melhor não atender em momentos inconvenientes e inoportunos.   
 
Relacionadas »
Comentários »