15/10/2019 às 11h53min - Atualizada em 15/10/2019 às 11h53min

O que são Cidades Sustentáveis?

​Para reconhecer uma cidade como sustentável ela deve ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correta

Ricardinho Santa Ritta

Reprodução Internet
O tema da sustentabilidade já está presente e enraizado conceitualmente em nossa sociedade. E agora com suas derivações chegou no que se chama de “Cidades Sustentáveis”. A ONU prevê no ODS 11 – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – a construção de cidades e comunidades sustentáveis para preparar o futuro da humanidade. Mas por que precisamos que as cidades sejam sustentáveis?

A taxa de urbanização mundial passou a zona rural em 2008, hoje temos 60% de pessoas morando em cidades ao redor do planeta, no Brasil é ainda maior com cerca de 85%. Cada vez temos mais gente se aglomerando em cidades e esse adensamento populacional é responsável por consumir 60% da energia, gerando 70% dos resíduos e emitindo 70% de gases de efeito estufa, o que ocasiona o aquecimento global, o chamado “efeito de calor”.

Para reconhecer uma cidade como sustentável ela deve ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correta. Percebe-se que não há somente preocupação com o meio ambiente se não possuir uma responsabilidade social com foco no desenvolvimento econômico. Retrato claro de cidades sustentáveis é a igualdade social, em geral as cidades mais pobres se tornaram as menos sustentáveis.

Os desafios para mitigar os impactos do efeito do clima são enormes. Tornar cidades sustentáveis e resilientes, que estejam preparadas para enfrentamento a desastres ambientais é uma tarefa complexa. Porém os apontamentos devem ter foco em ações locais com efeito global.

Dos principais itens a se pensar estão transportes que demandam ser coletivos, não motorizados ou com recursos renováveis. Energia mais eficiente que consuma menos. Construção de prédios verdes e áreas verdes, para absorção de calor e resíduos. Buscar reciclar estes resíduos tentando minimizar ao máximo os desperdícios. Reutilização de águas pluviais ou drenadas do esgotamento sanitário, uma realidade estranha mas que já existe nos dias de hoje. E o principal de tudo, talvez o mais importante por ser o início dessa jornada em busca de tornar um mundo melhor a partir das cidades, é a mudança de mentalidade das pessoas através da educação ambiental.

Somente com implantação de uma cultura de sustentabilidade que teremos no Brasil cidades como Copenhagen, São Francisco, Vancouver, Estocolmo e Singapura que são consideradas as mais sustentáveis do mundo e iniciaram suas mudanças através da conscientização ambiental com a população local. Cidades sustentáveis são, principalmente, as que possuem melhor qualidade de vida para os cidadãos.

Relacionadas »
Comentários »