22/11/2019 às 13h54min - Atualizada em 22/11/2019 às 13h54min

A Queda do Morcego

Indicação de leitura

César de Aquino
Reprodução Internet
Nos anos 90, existiram muitas sagas emblemáticas dos quadrinhos e uma delas foi Batman, A Queda do Morcego.  Além de apresentar o vilão Bane, também apresentou o personagem Azrael que tomou o lugar do Batman por um período.

Essa saga foi publicada no Brasil pela saudosa editora Abril Jovem. As revistas saíram em formatinho e o começo da saga saiu na revista Batman e Liga da Justiça número 1. Um detalhe importante é que a primeira edição dessa 4ª série foi vendida de duas formas: avulsa nas bancas ou em um kit que incluía também uma revista chamada Batman Magazine, uma revista com as histórias publicadas em Detective Comics 27 a 30 e, por fim, um bumerangue (ou seria batarangue?).
 
Além da publicação da editora Abril, em agosto de 2008 a editora Panini relançou a primeira parte da saga no encadernado chamado “Batman: A Queda do Morcego – Volume 1: Herói Quebrado”, republicação essa que não fez muito sucesso, causando assim o cancelamento da republicação das demais histórias que continuavam a saga.

É fato que as histórias do Batman para o fã de carteirinha, tem que passar pela Queda do Morcego, por que faz parte do cânone do herói. Como é destacado por Dennis O’Neil, editor original das revistas do Batman nos anos 90, são 1.164 páginas de quadrinhos mostrando esse momento dramático.
 
Por se tratar de uma saga desse porte, pode ser que, em um primeiro momento, um leitor desavisado tenha uma pequena dificuldade de se encontrar dentro da publicação feita no Brasil. Mas não custa nada procurar essa saga incrível, ótima sugestão para comemorar o aniversário do morcegão.
Relacionadas »
Comentários »