27/11/2019 às 09h21min - Atualizada em 27/11/2019 às 09h21min

TAP - Turismo Ambiental Português

Bem-vindos Portugueses!

Ricardinho Santa Ritta
Reprodução Internet
O Turismo tem de ser sustentável. Mas ainda não o é. Porém será em Alagoas a partir de 2020, mais precisamente em junho. É quando inicia a operação da TAP, principal companhia aérea de Portugal em linhas regulares entre Lisboa e Maceió. Mas porquê o turismo somente será sustentável com os patrícios?

O turista europeu, que terá a partir de Lisboa a porta de entrada em Alagoas, possui uma característica própria. Eles ensejam que tenhamos um impecável sistema de saneamento básico. Mas como? Se na capital Maceió devamos ter menos que 1/3 do esgoto tratado. O desafio posto é este : TURISTA EUROPEU QUE VEM E NÃO ENCONTRAR PRAIA INTEGRALMENTE BALNEÁVEL, NÃO VOLTARÁ!

Com isso teremos outro ganho. O de qualidade. A alta exigência demandará de Alagoas melhor preparo para recebermos visitantes europeus com seus valiosos euros. E além do saneamento também tem o fator segurança. Anote aí o SS – Saneamento & Segurança. Não há sustentabilidade financeira o destino turístico que não resolva essas duas pautas. Por isso teremos outro ganho que é de consciência. Sejamos conscientes que nosso lugar precisa ser bem melhor para nós, moradores locais, que será para turistas.

Com essa exigência de qualidade, recebendo aviões da Europa, estaremos globalizados por inteiro. Cruzando oceano 3 vezes por semana, recebendo 990 passageiros por semana, receberemos 51 mil novos visitantes estrangeiros. Hoje temos 20 mil, destes 60% são argentinos que topam qualquer coisa. A exigência dos portugueses, e europeus de forma geral, nos demandará elevarmos o nível cultural de nossos hospedeiros tanto quanto utilizar insumos de agricultura sustentável. E que aprendamos a explorar melhor nosso destino como produto turístico.

Nada melhor que a competitividade batendo em nossa porta. Aproximando-nos do mundo. Estimulando maior produtividade. Melhorando qualidade de serviços e infraestrutura de receptivo. Extraindo de nós aquilo que temos de melhor: receber bem aos outros.

Que nossos irmãos patrícios portugueses possam nos redescobrir. E até há uma teoria que o Brasil foi descoberto em Jequiá da Praia na foz do Rio Jequiá e que o monte Pascoal seria a Serra de Santa Rita em Boca Mata. Àquela época as caravelas que aqui desembarcaram encontraram praias límpidas, de água cristalina e impecável. E que agora neste novo momento redescubram essa Alagoas que possui em seu litoral o melhor pedaço de costa marítima do Oceano Atlântico.

Bem-vindos Portugueses. Nosso turismo será sustentável para que possamos recebê-los por mais 500 anos em calmas águas paradisíacas.
Relacionadas »
Comentários »