25/06/2020 às 09h14min - Atualizada em 25/06/2020 às 09h12min

Conan, da Literatura para o Mundo Nerd

A transição do bárbaro

César de Aquino
Foto: Reprodução Internet
Ainda existem pessoas que acham que o Conan surgiu no cinema, no filme clássico do Arnold Schwarzenegger de 1982, "Conan, o Bárbaro".
 
Quem pensa assim está muito errado, o personagem teve sua primeira aparição na revista de ficção pulp Weird Tales no ano de 1932, o personagem já tinha sido criado antes pelo grande Robert E. Howard, também criador da Red Sonja, Salomo Kane entre outros.
 
Sua aparição na revista Weird Tales rendeu muitas histórias e uma adaptação para os quadrinhos da Marvel Comics no início dos anos 70. Aí sim, o Cimério ganhou sua aparência visual pelas mãos do talentoso roteirista Roy Thomas e o traço magnífico de John Buscema, traço esse que trouxe o ator Arnold Schwarzenegger a interpretar o Bárbaro no cinema uma década depois.
 
A revista espada selvagem de Conan foi longeva teve 205 edições aqui no Brasil, publicadas pela extinta editora Abril Jovem. A coisa era tão séria e a revista vendia tanto que só perdia nas vendas para a revista Veja.
 
A tiragem dessa revista era gigante chegando é ser impressas 200.000 edições por mês. Cara, você já imaginou isso? Nenhuma revista em quadrinho da atualidade vende tanto e tem uma tiragem tão monstruosa.
 
E aquela revista saiu pela Marvel Comics, muita gente não sabe, mas o herói naquela época era da Marvel. O formato da hq era magazine, um formato adulto, pois a DC já tinha seus heróis adultos e seus personagens estavam entrando na era de bronze.
 
Conan teve os direitos comprados pela Marvel no ano de 1970, e em 2003 o Bárbaro foi vendido para a Dark Horse e ficou lá até 2018, hoje ele está de volta na Marvel Comics e vários títulos estão surgindo com ele. Para quem tem interesse de adquirir as antigas revistas da Espada Selvagem de Conan tem duas maneiras, está saindo pela Panini uma coleção com 75 números dela em capa dura, ou você pode procurar no sebo mais próximo de sua casa.
Relacionadas »
Comentários »