30/07/2020 às 12h29min - Atualizada em 30/07/2020 às 12h27min

Jack Kirby

O genial Jack Kirby

César de Aquino
Foto: Reprodução Internet
Criador de personagens marcantes na DC Comics e co-criador do universo Marvel junto com Stan Lee, ele foi o mais importante e criativo quadrinista da história.
 
Kirby teve uma importância fora do normal na indústria dos quadrinhos de super-heróis e até hoje é considerado o maior artista desse meio. Personagens como: Quarteto Fantástico, Hulk, Vingadores, Capitão América e criador dos novos deuses da DC e seu maior vilão Darkside.
 
É verdade que começou na Marvel, é verdade também que foi o principal artista criando o que hoje conhecemos como Marvel comics. Um artista espetacular com uma capacidade incrível de criar em curtos espaços de tempo, o que lhe dava vantagem sobre seus colegas desenhistas. Seu estilo foi criticado pelos os grandes da DC no começo dos anos de 1960, mas como seu reconhecimento viria a seguir, logo foi aclamado e copiado, por seu fantástico trabalho.
 
Sua saída da Marvel no ano de 1968 foi por conta de sua insatisfação por questões criativas e também por não poder ficar à frente do personagem que ele criou o "Surfista Prateado", ficando a cargo de Roy Thomas, então ele decidiu sair da Marvel e ir trabalhar na co-irmã o que foi um soco na cara de Stan Lee, que lidou com a situação de maneira debochada, sem dar muita importância e sempre alfinetando a DC, que fazia o mesmo. Aliás, sempre existia ofensas de ambos os lados nessa época.
 
Quando foi para a DC, Kirby criou o quarto mundo, uma saga que tinha os novos deuses com todo seu panteão, incluindo toda a mitologia da guerra entre "Apokolips e Nova gêneses", e sem contar o maior vilão da DC Darkside.
 
Fica a dica para procurar a saga que foi relançada pela Panini em 4 edições.
 
Relacionadas »
Comentários »