A derrota por 3 a 1 para o Nacional (PB), em Patos, no último domingo (06/08), custou a desclassificação do ASA no Campeonato Brasileiro da Série D. Resultou ainda no encerramento da temporada 2023 para o time alvinegro arapiraquense.
Nesta temporada, o time do ASA não conseguiu o êxito esperado por seu torcedor. Na Copa do Brasil, foi eliminado logo na primeira fase pelo Goiás, após empate por 1 a 1, em Arapiraca. Na seletiva da Copa do Nordeste, a eliminação foi para o Ferroviário (CE). Em Fortaleza, houve empate por 1 a 1 no tempo normal e a equipe arapiraquense perdeu nos pênaltis por 4 a 3.
Na disputa pelo título da Copa Alagoas perdeu para o CSE, novamente nas penalidades. Após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, o tricolor venceu nos pênaltis por 5 a 4. Foi também vice-campeão alagoano, perdendo os dois jogos decisivos para o CRB, sendo 2 a 0 em Arapiraca e 1 a 0 em Maceió.
Na Série D, saiu de forma precoce, caindo logo no primeiro mata-mata para o Nacional de Patos. Em 2023, o ASA fez 38 jogos, com 17 vitórias, 13 derrotas e 8 empates.
Lúcio Maranhão
Mesmo contestado e sem conseguir repetir a mesma performance de temporadas anteriores, o atacante Lúcio Maranhão fez um gol importante para o ASA na temporada. Lúcio Maranhão fez o gol da vitória sobre o Murici por 1 a 0, em Arapiraca, e na semifinal do Campeonato Alagoano. Com isso, o time foi a final com o CRB e garantiu calendário para 2024.
Renovações e competições
O ASA terá em 2024, a Copa Alagoas, Campeonato Alagoano, pré-Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileiro da Série D. Até o momento, segundo a direção do clube, o zagueiro Cristian Lucca e o meia Anderson Feijão são os jogadores com contratos renovados.