25.7 C
Arapiraca
Domingo, 7 Setembro, 2025

Como participar da etapa Alto Sertão do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária

O município de Delmiro Gouveia vai receber, na próxima quinta-feira (14), mais uma edição do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, iniciativa que visa fortalecer a agricultura familiar por meio da valorização da cultura regional, da ampliação dos canais de comercialização direta, do incentivo ao cooperativismo e da economia solidária.

Promovido pelas Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a Unicafes/AL e prefeituras municipais, o circuito é uma vitrine para o trabalho desenvolvido por associações, cooperativas e empreendedores da agricultura familiar.

Os interessados em participar devem entrar em contato com a Unicafes/AL, pelo site https://alagoas.unicafes.org.br ou pelo perfil do Instagram no @unicafesal até o dia 13 de agosto. As inscrições também podem ser feitas junto à Secretaria Municipal de Agricultura até o dia 12 de agosto, das 8h às 14h, na Avenida Mestre Henrique, nº 1.018, Bairro Novo, ou pelo e-mail: agricultura@delmirogouveia.al.gov.br.

Além disso, o circuito serve como banco de dados e mantém a cadeia dos pequenos agricultores mobilizada para a realização da 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

“Ao reunir produtores, associações, cooperativas e parceiros institucionais, reafirmamos o compromisso do Governo de Alagoas com a geração de renda e a ampliação de espaços de comercialização. Em Delmiro Gouveia teremos mais uma oportunidade de mostrar que a agricultura familiar é parte essencial da nossa economia e da identidade do povo alagoano. É com muito orgulho que promovemos essa iniciativa, que une quem produz e quem consome”, explica Aline Rodrigues, secretária de Estado da Agricultura.

Programação

O evento no Alto Sertão acontecerá em frente ao calçadão da Av. Presidente Castelo Branco, no centro da cidade, com início às 8h. A programação é gratuita e aberta ao público, reunindo produtores e produtoras rurais, cooperativas, associações e empreendedores individuais da região e do estado, além de parceiros institucionais.

A abertura da feira contará com apresentação cultural de Trio Pé de Serra, seguida por uma Roda de Conversa promovida pelo Sebrae, com o tema: “Diálogo para o Desenvolvimento: Cooperativas, Crédito e Sustentabilidade”, às 10h30. O espaço será dedicado à troca de experiências, orientações técnicas e debates sobre os desafios e oportunidades do setor.

À tarde, a partir das 15h, haverá apresentação de uma orquestra, encerrando a feira às 17h, com um dia de programação voltado à valorização da produção local, da cultura nordestina e da economia do campo.

Até o final deste ano, mais cinco regiões estratégicas do estado serão contempladas com o circuito e a população terá a oportunidade de conhecer e prestigiar agricultores familiares e consumir cada vez mais alimentos saudáveis, produzidos por trabalhadores que dedicam uma vida inteira ao cultivo da terra.

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

Homem é encontrado morto no bairro Cacimbas, em Arapiraca

Um homem foi encontrado morto, na manhã deste domingo...

Homem suspeito de mostrar partes íntimas para crianças é preso em Maceió

Um homem foi preso, nesse sábado (6), suspeito de...

Marcha em memória das vítimas da ditadura no Chile termina em confrontos

Uma marcha anual em Santiago em memória das vítimas...