29.2 C
Arapiraca
Sábado, 19 Abril, 2025

Comunidade de quilombo de Teotônio Vilela terá Cartilha Pedagógica sobre Educação Quilombola

Na última terça-feira (28/05), a Somos Produção Cultural realizou, em parceria com a prefeitura municipal de Teotônio Vilela, através da secretaria de educação, na escola Quilombola Izídio Alves de Freitas, na comunidade Quilombola do Povoado Abrobeiras, o lançamento do Projeto Educação Quilombola – Cartilha Pedagógica com Orientações Curriculares. O projeto foi contemplado no edital de fomento cultural do estado de alagoas, através da Lei Paulo Gustavo.

A ação foi inserida na programação da Semana do Brincar, com a Oficina Brincante, que teve a participação de professoras e coordenadoras das Escolas do Campo e Escola Quilombola da Rede Municipal de Ensino de Teotônio Vilela, com o tema “Ritmo do Brincar: A Brincadeira se faz com os saberes da vida”.

Professoras e coordenadoras Quilombola Izídio Alves de Freitas participam de momento brincante em lançamento de projeto | Foto: Júnior Soares

No evento foram apresentados os princípios da Educação Escolar Quilombola e as legislações que fundamentam a Educação Escolar Quilombola e que garantem a efetivação das práticas pedagógicas que valorizam a cultura afro-brasileira.

Durante a oficina as participantes se envolveram na criação de contextos investigativos com elementos tradicionais do Quilombo, e participaram de momentos brincantes. Foram discutidos ainda temas como a musicalidade, a ancestralidade, a oralidade, a corporeidade, além de discussão  sobre as contribuições acerca do desenvolvimento infantil, a partir dos elementos culturais e das brincadeiras tradicionais que valorizam os saberes desses povos.

Para Nilda Barbosa, Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, e idealizadora do Projeto, o intuito é discutir a importância da ancestralidade, a fim que os remanescentes possam valorizar ainda mais as suas origens, o contato com a natureza e a manutenção da cultura Quilombola, passada de geração para geração.

Nilda Barbosa Idealizadora do Projeto, exibe a Cartilha Pedagógica sobre Educação Quilombola, com Orientações Curriculares | Foto: Júnior Soares

“A ideia das oficinas é trabalhar com as nossas crianças, os saberes brincantes ancestrais, que valorizam o contato com a natureza e o conhecimento passado de geração em geração”, afirma a especialista.

Outras ações do projeto ainda estão previstas para acontecer e devem contemplar a comunidade escolar do ensino fundamental – anos iniciais e anos finais – e alunos do EJA, em diversas áreas de aprendizado, como: Língua Portuguesa:  Práticas Literárias e Negritude: Identificando o efeito do sentido nos textos multissemióticos, ministrada pelo Prof. Me. José Roberto de Oliveira Santos;

Territórios quilombolas em diálogo com a BNCC: desvendando paisagens, diversidade e globalização para uma educação ancestral e emancipadora, ministrada pelo Professor de Geografia Jefferson Wesley da Silva Lino; História: Tecendo saberes e explorando resistências entre passado, presente e futuro, ministrada pela Professora Elaine Caroline Rocha Oliveira; Patrimônio Cultural em Foco: Desvendando tesouros da Cultura Quilombola com a lente da Arte, ministrada pela Professora Elaine Caroline Rocha Oliveira.

Nilda Barbosa Ministra Oficina Brincante, para professoras e coordenadoras das Escolas do Campo e Escola Quilombola da Rede Municipal de Ensino de Teotônio Vilela | Foto: Júnior Soares

Além das Formações, o projeto ainda deve realizar um evento solene na comunidade Quilombola Abobreiras para o lançamento da cartilha digital com a participação de todos os envolvidos e convidados.

Segundo Nilda Barbosa essa é uma grande oportunidade para que a comunidade vilelense como um todo possa conhecer a história do Quilombo Abrobeiras. “Nesse dia, muita gente terá a chance de conhecer o Quilombo Abobreiras, sua história, seus costumes, gastronomia e provar o famoso bolo “Lucamba” que significa “nunca faltá”, além de aproveitar a paisagem linda desse povoado riquíssimo e importante para nossa cultura”, finalizou Nilda Barbosa.

Devem participar do evento o prefeito Peu Pereira, a secretária de educação Noêmia Barroso Pereira, a diretora de gestão de ensino, Tereza Feitoza Costa da Silva, a coordenadora de Práticas Pedagógicas Iracilda Almeida, além da coordenadora do Instituto Raízes da África Arísia Barros, e o presidente da Associação Remanescente de Quilombo Abobreiras, Wellington Farias.

 

 

Galeria de fotos:

Últimas

Últimas notícias
Últimas notícias

EUA anunciam que irão retirar metade de suas tropas da Síria

Os Estados Unidos anunciaram uma redução significativa no número...

Ramón Díaz se despede do Corinthians e diz ter deixado coração no clube

Ramón Díaz e sua comissão técnica se despediram oficialmente...