28.9 C
Arapiraca
Quarta-feira, 24 Abril, 2024

Confira como vai ser o funcionamento das Unidades do Hemoal no feriadão da Páscoa

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em horário especial durante o feriadão da Páscoa, assim como ocorre em todas as datas festivas. Em Arapiraca, a Unidade Eldorado abre para doação de sangue na quinta-feira (28), das 7h às 12h e, no sábado (30), das 7h às 12h e de 13h às 16h. Na sexta-feira (29) a unidade não vai funcionar.

Já em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa fecharão também na sexta-feira (29) e abrem na quinta (28) e no sábado (30), das 7h às 17h.

Vale ressaltar, contudo, que mesmo funcionando em horário especial e fechando na sexta-feira (29) para doação de sangue, os hospitais e maternidades serão abastecidos. Isso porque, os Núcleos de Dispensação de Sangue de Arapiraca e Maceió irão funcionar todos os dias do feriadão para liberar sangue aos pacientes que necessitarem de transfusões.

Quem pode doar

Para doar sangue é necessário seguir critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), visando assegurar o bem-estar do voluntário, bem como dos pacientes que irão receber o sangue doado. “Para a segurança do doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estando acompanhado do responsável legal se for menor de 18 anos. Também é obrigatório portar um documento de identificação com foto original, ter peso mínimo de 50 quilos, estar bem de saúde e usando máscara”, informou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade.

Os voluntários também precisam evitar o consumo de alimentos gordurosos e precisam ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação. É vetado aos candidatos à doação de sangue ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e, no caso das mulheres, há proibição para doar sangue apenas se estiverem gestantes ou amamentando.

Também não é permitido doar sangue, caso os voluntários tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. No caso daqueles que colocaram piercing ou fizeram maquiagem definitiva, micropigmentação e tatuagem, o impedimento vale por um período de um ano.