O Congresso Nacional retoma, nesta terça-feira (01/08), após o recesso parlamentar — não oficial –, as reuniões dos colegiados que investigam:
- os atos de 8 de janeiro;
- o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);
- as Lojas Americanas;
- e as organizações não governamentais (ONGs) da Amazônia.
As sessões serão marcadas por ouvir ex-representantes de áreas de segurança do governo.
Abin e o 8 de janeiro
A partir das 9h, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro se reúne para ouvir o depoimento, na condição de testemunha, de Saulo Moura da Cunha, ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Moura da Cunha estava à frente da Abin durante os atos criminosos que atingiram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Ele deixou o cargo no início de março.
Ex-GSI e o MST
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, na Câmara dos Deputados, pretende ouvir o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República general Gonçalves Dias, nesta terça-feira, a partir das 14h05.
Dias chefiou o GSI de janeiro a abril deste ano. Até março, a Abin era subordinada ao GSI. O relator do colegiado, deputado Ricardo Salles (PL-SP), autor do pedido de convocação, disse que há relatórios da Abin desde 2019 sobre movimentações do MST e outros grupos aos estados para que as autoridades de segurança tomassem as devidas providências em caso de invasões.