Com 16 clubes, a Copa do Nordeste 2023 terá início neste sábado (21/01). O título da competição regional garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil em 2024. O campeão vai embolsar R$ 6,4 milhões. CSA e CRB serão os representantes de Alagoas na fase de grupos da competição. O time azulino estreia neste sábado (21/01), às 15h30, enfrentando o Fluminense (PI), no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. O Galo inicia a caminhada no domingo (22/01), 16h, enfrentando o Sergipe, no estádio Rei Pelé, em Maceió.
O CRB está no GRUPO A ao lado de Atlético de Alagoinhas e Vitória-BA, Fluminense-PI, Fortaleza-CE ( atual campeão da competição), Sampaio Corrêa-MA, Santa Cruz e Sport-PE, além do Vitória-BA. O CSA está no GRUPO B junto com ABC-RN, Bahia-BA, Campinense-PB, Ceará e Ferroviário-CE, Náutico-PE e Sergipe-SE. Na primeira fase, as equipes do Grupo A enfrentam as equipes do Grupo B e os quatro primeiros colocados de cada grupo passam para as quartas de final e semifinais, ambas disputadas em jogo único. A decisão terá jogos de ida e volta, com o clube de melhor campanha recebendo a decisão em casa.
Primeira rodada:
O duelo entre Fluminense-PI x CSA abrirá a competição, no sábado (21/01), às 15h30, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI). Às 17h30, mais quatro times estreiam, com os confrontos entre Vitória-BA x Santa Cruz, no Barradão, em Salvador (BA), e Fortaleza x Campinense, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE). Fechando o dia, o Sport encara o ABC-RN, às 19h30, na Ilha do Retiro, em Recife (CE). No domingo (22/01), às 16h, o CRB recebe o Sergipe, no Rei Pelé, em Maceió (AL), e o Atlético-BA enfrenta o Náutico, no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas (BA). Por fim, às 18h, Ferroviário e Ceará estreiam com jogo no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), e às 19h, é a vez de Sampaio Corrêa e Bahia, no Castelão, em São Luís (MA).
Clubes e treinadores:
CRB: Umberto Louzer
CSA: Roberto Fonseca
ABC: Fernando Marchiori
Atlético de Alagoianahas-BA: Agnaldo Liz
Bahia: Renato Paiva ( português)
Campinense: Leston Júnior
Ceará: Gustavo Morínigo ( paraguaio)
Ferroviário: Paulinho Kobayashi
Fluminense-PI: Eduardo dos Santos
Fortaleza: Juan Pablo Vojvoda ( argentino)
Náutico: Dado Cavalcanti
Sampaio Corrêa: Felipe Conceição
Santa Cruz: Ranielle Ribeiro
Sergipe: Rafael Jaques
Sport: Enderson Moreira