O Corinthians quebrou um jejum de seis anos e conquistou o Campeonato Paulista de 2025 ao empatar sem gols com o Palmeiras, nesta quinta-feira (27), na Neo Química Arena. Com o resultado, o time alvinegro chegou ao seu 31º título estadual, ampliando sua vantagem como maior campeão da história do torneio.
O Palmeiras, que buscava o tetracampeonato consecutivo, segue como o segundo maior vencedor da competição, com 26 conquistas. O clube alviverde vinha de três títulos seguidos sob o comando do técnico Abel Ferreira, mas teve sua sequência interrompida pelo rival.
O Campeonato Paulista é o torneio estadual mais antigo do Brasil, realizado desde 1902. A competição passou a ser organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) em 1941, mas antes disso teve edições organizadas por diferentes entidades, como a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) e a Liga de Futebol do Estado de São Paulo (LFP).
Ao longo da história, 18 clubes já conquistaram o título estadual. O número de troféus (136) supera o de edições disputadas (135), pois, em 1973, a FPF decidiu dividir o título entre Portuguesa e Santos, após um erro na contagem de pênaltis na final.
A cidade de São Paulo domina o ranking de títulos estaduais, com 109 conquistas somadas entre seus clubes. Santos, com os títulos do time homônimo, aparece em segundo lugar. Outras cidades que já tiveram campeões estaduais são Itu, Bragança Paulista, Limeira e São Caetano do Sul.
Ranking de campeões do Paulistão
Corinthians – 31 títulos
Palmeiras – 26 títulos
São Paulo – 22 títulos
Santos – 22 títulos
Paulistano – 11 títulos
São Paulo Athletic – 4 títulos
Portuguesa – 3 títulos
AA das Palmeiras – 3 títulos
Americano – 2 títulos
Germânia – 2 títulos
Internacional – 2 títulos
São Bento – 2 títulos
Ituano – 2 títulos
São Caetano – 1 título
Albion – 1 título
Juventus – 1 título
Inter de Limeira – 1 título
Bragantino – 1 título
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan