Nesta temporada 2023, o CSA volta a disputar o campeonato brasileiro da Série C. A última vez foi em 2017, quando foi campeão da competição e tinha no comando o técnico Flávio Araújo. Naquele ano, a equipe azulina tinha a seguinte base: Mota; Celsinho, Leandro Souza, Jorge Fellipe e Raul Diogo (Rafinha); Dawhan, Edinho (Didira), Boquita e Daniel Costa; Marcos Antônio e Michel Douglas (Maxuell).
Participantes
Os adversários do CSA, nesta temporada, serão os seguintes clubes: América-RN (RN), Pouso Alegre (MG), Amazonas FC e Manaus(AM), São Bernardo (SP), Naútico (PE), Operário (PR), Brusque e Figueirense (SC), Altos (PI), Aparecidense (GO), Botafogo(PB), Confiança (SE), Floresta(CE), Paysandu e Remo (PA), São José e Ypiranga (RS), além do Volta Redonda (RJ). A competição começa em maio e o CSA estreia no Rei Pelé, enfrentando o Confiança (SE). A data ainda será confirmada pela CBF.
Regulamento
Na primeira fase, todos os 20 times se enfrentam em 19 rodadas. Os quatro times que somarem menos pontos são rebaixados e os oito melhores avançam para o quadrangular. Na segunda fase, as equipes classificadas são divididas em dois grupos, cada um com quatro times. Os dois primeiros colocados de cada grupo garantem o acesso. O líder de cada grupo do quadrangular garante vaga na final, que será disputada em dois jogos.
Reforços
Apesar das dificuldades financeiras, o CSA buscou uma reformulação no elenco. Entre março e abril, promoveu dez saídas de jogadores e contratou três reforços, sendo o lateral-direito Arnaldo, o meia Rodolfo e o centroavante Jô. O presidente Rafael Tenório disse que a equipe busca mais três peças pontuais, mas não revelou quais posições.