O CSE teve seu recesso antecipado- pelo fato de não ter obtido classificação para a segunda fase da Campeonato Brasileiro da Série D. Com isso, surgiram algumas situações de bastidores que começaram a ser comentadas.
O tricolor de Palmeira dos Índios tem duas competições asseguradas para 2025: Campeonato Alagoano e Copa Alagoas. Entretanto, existem alguns caminhos que estão sendo observados.
Se o rival ASA conseguir êxito na difícil tarefa de acesso a Série C, o CSE herdará a vaga na quarta divisão nacional do ano que vem.
Isso ocorreria porque o campeão alagoano é o CRB-que está na Série B; Campeão da Copa Alagoas, o CSA está na Série C- e um possível rebaixamento não contaria nesse critério, porque o time azulino participaria da Série D pelo decesso. Com isso, num possível acesso do ASA a série C, a vaga é do tricolor como terceiro colocado no alagoano.
Copa do Brasil
E agora vem a questão da Copa do Brasil, que também dependeria de alguns fatores:
Na Série A do Brasileiro, o Fortaleza é o atual quarto colocado e vem brigando por uma vaga direta na Libertadores via Brasileirão. Como se sabe, o Fortaleza é o atual campeão da Copa do Nordeste- tendo como vice o CRB.
Com isso, se o Fortaleza conseguir a vaga direta na Libertadores pelo Brasileirão, o CRB fica com a vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil 2025. Com isso, o CSE herda a primeira fase da Copa do Brasil.
Conforme foi levantado pelo jornalista Iverson Fernandes, se o Fortaleza conseguir vaga na Libertadores, ano que vem teremos quatro times de Alagoas na Copa do Brasil.
CRB entraria na terceira fase por conta da Copa do Nordeste;
ASA entraria na primeira fase por ser vice-campeão alagoano;
CSA entra na primeira fase por ter sido Campeão da Copa Alagoas e conquistado a vaga na Seletiva estadual;
CSE entraria por ter sido o terceiro colocado no alagoano e herdaria a vaga do CRB.
Só resta aguardar as combinações.